O Grupo Valeo anuncia o início das atividades da Valeo Sistemas de Gerenciamento de Motores (VEMS), a 12ª divisão da empresa no Brasil que será responsável por bobinas de ignição e, futuramente, sensores de motores e módulos para comando de sistemas de injeção eletrônica.

Ao incluir a divisão em seu grupo de unidades industriais que possui no Brasil, a Valeo dá início nas negociações de contratos para a fabricação e fornecimento de bobinas de ignição para motores com as montadoras. A VEMS oferecerá, ainda, uma linha completa de sensores de motor, injetores de combustível e módulos eletrônicos para comando de sistemas de injeção eletrônica.

Alain Keruzoré, presidente do Grupo Valeo na América do Sul, anunciou que a nova divisão, adquirida mundialmente da Johnson Controls International em 2005, foi formalizada para o Brasil em 14 de setembro. O executivo acrescentou que a VEMS já inicia atividades com negócios de R$ 30 milhões e manterá administração, vendas e engenharia em seu conjunto industrial de Campinas/SP e as linhas de produção de sensores e válvulas de canister em Gravataí/RS, nas atuais instalações da Johnson Controls. Mas anunciou que uma nova unidade industrial será estabelecida posteriormente, em local ainda não escolhido.