389A Valeo Sistema de Climatização e de Arrefecimento de Motor, localizada em Itatiba/SP,  acaba de completar quatro anos de atividades do Valeo [email protected], uma universidade corporativa que tem por objetivo promover o aprimoramento técnico e cultural dos funcionários. Suas atividades tiveram início em 2002 e foi um dos fatores que contribuíram para a Valeo ser eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, por meio da revista Exame.

O projeto é administrado pela área de comunicação e treinamento do departamento de recursos humanos e tem como base a Cultura Valeo, a qual é um processo aplicado pela empresa em todo o mundo com a denominação \’5 Eixos\’. Esse programa incentiva o envolvimento pessoal, qualidade total, integração com fornecedores, sistema de produção da empresa e inovação constante. Também visa construir uma organização mais competitiva por intermédio de aprendizado contínuo para o desenvolvimento do conhecimento. Consistem em mais de 150 cursos de disciplinas técnicas, gerenciamento, idiomas e informática para os funcionários da companhia.

De acordo com Kely Oliveira, responsável pela administração do Valeo [email protected], todas as disciplinas, com exceção à de idiomas, são de livre acesso aos funcionários administrativos, independentemente do nível hierárquico. Os empregados são incentivados a participar como forma de aprimoramento pessoal e profissional com foco no dia-a-dia da empresa. A empresa explica que a formação é parte do plano de desenvolvimento da própria companhia, que tem como retorno a elevação dos padrões de excelência dos processos produtivos e a satisfação do grupo de trabalho.