Dados divulgados pela Scania na quarta-feira (02/02), mostram que a filial brasileira da montadora é responsável por 27% das vendas mundiais de caminhões. No ano passado a unidade Brasil da marca vendeu 15.408 unidades, crescimento de 85% em relação a 2009. Esse volume também significou 85% das unidades comercializadas pela empresa no mesmo segmento na América Latina.
Leif Östling, presidente mundial da Scania, destaca a importância do País nos índices atingidos pela companhia. “O mercado brasileiro, passa por um grande momento econômico e atingiu um patamar de volumes elevado e consistente. A Scania aproveitou as vantagens de sua estrutura de produção global para fornecer componentes a partir de suas unidades industriais européias e atender a forte demanda local”.
A comercialização de ônibus também foi apontada pela montadora, ela representa 13% do total de vendas mundiais e 43% na América Latina. Segundo Leif, a previsão é que o mercado de veículos pesados continuará aquecido no primeiro semestre de 2011.
Na América Latina, a Scania comercializou 18.056 caminhões pesados (+89%) e 2.104 ônibus (+48%) em 2010. No mundo, foram 56.837 caminhões (+54) e 6.875 ônibus (+4). A montadora apresentou um resultado operacional positivo, de 1, 416 bilhão de euros frente a 239 milhões de euros em 2009.