Um estudo realizado pelo Grupo STP (Serviços e Tecnologia de Pagamento S.A.), que opera os serviços de pagamento eletrônico de pedágios e estacionamentos Via Fácil, Sem Parar e Onda Livre, diz que o sistema automático de pagamento de pedágios resulta em economia de óleo diesel, além da diminuição do tempo de viagem e poluição atmosférica.
O estudo concluiu que quando o caminhão possui dispositivo de pagamento automático instalado no veículo chega a ter uma economia de combustível em até 80% durante o momento em que passa pela cabine automática de pedágio, no comparativo com a manual.
Segundo a empresa, a economia é obtida porque o motor diesel tem maior consumo nas rotações mínimas e máximas, condições de uso da marcha lenta, o que ocorre quando o caminhão fica em função de brecar e acelerar na praça de pedágio. O levantamento feito pelos engenheiros do Via Fácil mostrou que, em média, um caminhão leva, desde que ingressa no acesso às cabines até a passagem pela cancela, 4 minutos e 40 segundos no sistema de pagamento manual de pedágio. Por outro lado demora 40 segundos com a utilização do pagamento eletrônico .