Com a chegada do inverno, cresce a incidência de neblina em alguns trechos das rodovias Castello Branco e Raposo Tavares, principalmente nas madrugadas e primeiras horas da manhã, prejudicando a visibilidade dos motoristas e aumentando os riscos de acidentes. Para diminuir os riscos de acidentes, a ViaOeste inicia hoje (29/06) a distribuição de folhetos com orientações sobre como dirigir com segurança em condições de pouca visibilidade nas praças de pedágio do Sistema Castello-Raposo.

O objetivo é transmitir aos motoristas mensagens que contribuam para sua segurança na estrada, como o acionamento do farol baixo e a redução gradativa da velocidade em casos de pouca visibilidade, evitando sua exposição em acidentes nas rodovias.

Há dois tipos de neblina, como aquela que se forma em baixadas, como no caso da Castello Branco e em alguns trechos da Raposo Tavares. Este tipo se forma em noites claras, sem nuvens e sem vento. Há aquela que se forma na região serrana em dias e noites chuvosas, como no caso da serra de São Roque/SP.

Para alertar os motoristas, a concessionária implantou sinalização na cor verde lima-limão nos pontos de maior densidade de neblina. A sinalização especial compreende placas de orientação, balizadores de solo e defensas metálicas, faixas de sinalização horizontal de orientação e sonorizadores.

Dicas de segurança em caso de neblina:

Acenda o farol baixo, mantenha distância segura do veículo à frente, reduza a velocidade de forma gradativa e não pare o veículo em locais de risco.