Confira a entrevista com Pedro Suplicy Barreto, diretor comercial da Superbid – empresa especializada em leilões online , ofertando no mercado máquinas pesadas, equipamentos industriais, máquinas operatrizes, frota de caminhões e veículos, tratores e implementos agrícolas, entre outros itens.

Portal O Carreteiro –  Qual a vantagem do leilão para o motorista de caminhão em relação às outras formas de aquisição de um veículo?

Pedro Barreto – A principal vantagem da compra no leilão é o preço pago pelo bem. As empresas vendedoras, ao optarem pela venda no leilão, estão dispostas a vender por um valor abaixo do mercado, uma vez que conseguem realizar negócio em escala e com data marcada para acontecer.

Portal O Carreteiro – Como funciona a dinâmica do leilão?

Pedro Barreto – Os lotes são abertos no site, geralmente com prazo de 7 a 15 dias antes da data do encerramento, quando é iniciada a divulgação. O ideal é neste prazo o comprador interessado ir até onde se encontra o caminhão e fazer a visita, para apurar mais detalhes. Para participar do leilão, para quem não tem cadastro no site da Superbid é importante fazê-lo com cerca de 3 dias antes do encerramento, para dar tempo de se habilitar para o leilão e tirar as dúvidas para participação. O encerramento do lote é controlado por um relógio regressivo, que caso entre lance nos últimos minutos ele adia mais 3 minutos e assim por diante. O leiloeiro não tem o poder de encerrar o lote.

Portal O Carreteiro –  Quais os cuidados os motoristas devem ter antes de participar de um leilão?

Pedro Barreto – É importante verificar quem é o vendedor do caminhão, esta informação aparece em todo o lote e existem empresas que tem uma política de manutenção diferente da outra e isso os caminhoneiros sabem. Outro ponto é visitar o caminhão, sempre é possível obter alguma informação a mais.

Portal O Carreteiro – O leilão online é seguro? Quais as garantias que o motorista tem?

Pedro Barreto – O leilão online da Superbid é seguro, nós verificamos 100% dos veículos que vão a leilão, quanto à documentação e os vendedores são empresas idôneas.

Portal O Carreteiro – Os veículos que participam do leilão tem a documentação e manutenção em dia?

Pedro Barreto – A documentação sim, só entra em leilão os veículos que estão em dia. Com respeito à manutenção, cada empresa tem a sua política e é claro, o valor de venda está relacionado a esta percepção, pelos compradores.

Portal O Carreteiro –  A empresa conseguem filtrar quem compra no leilão para negócio e quem compra para efetivamente utilizar o bem?

Pedro Barreto – Não, nós não sabemos exatamente, porque muitas pessoas compram na pessoa física tanto para uso, quanto para negócio, mas o que vemos é uma tendência a cada vez mais o consumidor final, (usuário) se beneficiar dos valores em leilão.

Portal O Carreteiro –  Em que situações o motorista deve parar de ofertar lance?

Pedro Barreto – Na Superbid, existe uma forma de ofertar lances, que é o lance automático, que é bem interessante para os caminhoneiros. O caminhoneiro pode definir qual o valor máximo que quer pagar e dar o lance com este valor, que o sistema vai administrar para ele, sempre cobrindo com o incremento mínimo, até o valor máximo definido ou um valor abaixo caso ninguém chegue até o valor definido pelo caminhoneiro. A regra geral para leilão é o caminhoneiro, antes de começar o leilão, definir o valor máximo e respeita-lo durante o pregão.