A Volkswagen Caminhões e Ônibus encerrou 2019 com otimismo e boas expectativas para 2020. Em relação às vendas de caminhões das marcas Volkswagen e MAN, o crescimento entre janeiro e novembro foi de 32,3%, segundo o Renavan. Já em ônibus, no acumulado do ano, a alta foi de 74%. Para Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o resultado ficou acima do provisionado no final do ano passado.
“Posso adiantar que a nossa linha de produção está sendo preparada para grandes novidades em 2020. Estamos confiantes de que não faltarão boas notícias. Apesar de estarmos cautelosos em relação aos números, esperamos um crescimento nas vendas de caminhões e ônibus no Brasil muito parecido com o percentual estimado ano passado, ou seja, entre 5 e 10% ”, afirmou Cortes.
Outro anúncio feito pelo executivo diz respeito ao investimento de R$ 110,8 milhões para a expansão do negócio de caminhões elétricos no Brasil. O aporte advém do atual ciclo de investimentos de R$ 1,5 bilhão, anunciado anteriormente, com financiamento do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e também com recursos próprios da montadora.
Esses recursos destinam-se à adaptação do centro de desenvolvimento e produção da VW Caminhões e Ônibus em Resende/RJ, para a montagem do e-Delivery (elétrico) e para pesquisa, desenvolvimento e lançamento de novo produto. “Sempre acreditamos que se um dia o Brasil tivesse um veículo elétrico este deveria ser de entrega urbana. E esse conceito já aplicamos há oito anos quando desenvolvemos o Delivery elétrico”, destacou o executivo.
Até o fim de 2019, dezessete protótipos elétricos e-Delivery farão o maior teste de validação e avaliação de engenharia do Brasil, com objetivo de viabilizar a homologação e início da produção previsto para o segundo semestre de 2020.
Os testes serão realizados no campo de provas da montadora, onde engenheiros especializados da marca conduzem simulações que permitem agilizar o resultado das avaliações.