Lançada em 2005, a linha Delivery de caminhões leve da Volkswagen acaba de atingir a marca de 150 mil unidades produzidas. Quando chegou ao mercado, 15 anos atrás, eram apenas duas versões (para 5 e 8 toneladas de PBT), atualmente são oito, 3,5 a 13 toneladas de PBT.
A grande mudança na família Delivery aconteceu em 2017, com a renovação total dos produtos, restando da linha anterior apenas o nome. Cabine, trem de força, chassi e tudo mais foi atualizado e modernizado.
De acordo com a VWCO, somente da primeira versão foram produzidas 107 mil unidades e 43 mil da nova linha. Atualmente a família Delivery disponibiliza oito modelos do Express para 3,5 toneladas de PBT ao médio 13.180 para 13 toneladas.
Projetada para operações de entregas urbanas, além da fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus instalada em Resende/RJ, o Delivery é produzido também na unidade da VWCO em Querétaro, no México. Atualmente o modelo é comercializado em 15 países.
A VWCO lembra que a nova linha foi projetada inicialmente com seis versões (Delivery Express, 4.160, 6.160, 9.170, 11.180 e 13.180), e depois ganhou mais dois integrantes: 11.180 4×4 e o médio 13.180. As versões para 9 e 11 toneladas são disponibilizadas também com transmissão automatizada.
O vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da VWCO, Ricardo Alouche, lembrou que foi investido mais R$ 1 bilhão de reais para a nova linha chegar ao mercado.
“Nos inspiramos na receita de sucesso das mais de 100 mil unidades vendidas com a primeira versão”, acrescentou. De acordo com ele, toda a nova gama Delivery foi totalmente desenvolvida ouvindo os clientes.
E segundo ele, o resultado pode ser visto nos números de vendas. “Os caminhões Delivery lideram em grande parte dos segmentos em que atuam e hoje são a referência do segmento para motoristas e empresários”, concluiu o executivo.
O próximo capítulo a ser escrito pelo Volkswagen Delivery está centrado na versão elétrica que já se encontra rodando em testes e operação real há dois anos. Identificado como e-Delivery, o veículo vai chegar ao mercado no segundo semestre deste ano como o primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e fabricado no Brasil.