A Volvo divulgou que a fábrica brasileira foi escolhida para produzir chassis de ônibus híbridos, movidos a eletricidade e a diesel. O motor elétrico é utilizado para aceleração até aproximadamente 20 quilômetros por hora e como gerador de energia durante as frenagens. O produto escolhido é um chassi padrão, na configuração 4×2 eixos. A produção da versão articulada híbrida ainda não está confirmada. Além da unidade industrial de Curitiba, no Paraná, as operações da Volvo na Índia e no México disputavam a planta de híbridos. A pré-produção começa no próximo ano, com uma previsão de 80 unidades. “Estamos orgulhosos de anunciar esta decisão. Temos capacidade industrial, científica e intelectual para produzir híbridos e um grande mercado potencial”, declarou Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. Boa parte do desenvolvimento do novo produto será feita localmente junto aos parceiros que produzem as carrocerias. Segundo Pimenta, a grande aceitação que o ônibus híbrido teve no País no ano passado influenciou na decisão. A empresa testou o veículo de chassis 7700 Hybrid – importados da Suécia – em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro até o início deste ano. Ele aposta também que a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil demandarão a aquisição de veículos mais limpos e ambientalmente corretos. “A tecnologia permite uma economia de combustível de até 35% e ainda reduz as emissões entre 80 e 90%. Além disso, o ônibus híbrido emite menos ruídos”, garante. O veículo tem dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente.