A Volvo acaba de apresentar ao mercado os caminhões da linha F. Desenvolvidos com o objetivo de atender às novas legislações ambientais brasileiras, equivalentes ao Euro V, a empresa aproveitou para aumentar a potência de seus veículos. “A linha FH e FMX com motor 13 litros traz uma nova motorização, que torna os caminhões ainda mais potentes, proporcionando baixo consumo de combustível e grande produtividade”, garante Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F.
Conforme informações da montadora, a gama de motores da linha FH ampliou-se em 20 cavalos. Com isso, a partir de janeiro do próximo ano os veículos sairão da linha de produção com as seguintes potências: 420cv, 460cv, 500cv e 540cv. Já os FMX terão potências de 420cv, 460cv e 500cv.
Os caminhões Volvo FMX com motor 11 litros e FM com motor 11 litros também recebem motorização de nova geração com a tecnologia SCR, para atender a legislação de emissões, mas permanecem com a mesma potência.
Além dos novos motores, a Volvo desenvolveu um novo eixo traseiro sem redução nos cubos, dotado de uma carcaça fundida e com mais avanços tecnológicos. “É ainda mais durável e com níveis de ruídos menores”, diz Fedalto. Outra novidade é a nova caixa de câmbio I-Shift. Segundo a fabricante, o equipamento proporciona menor consumo de combustível, mais conforto ao motorista e mais segurança para a operação.