Em 2020 o Volvo FH se destacou como o caminhão pesado mais vendido no mercado brasileiro. Dos 14.976 modelos marca emplacados, 5.870 são do FH e 3.936 FH 460.J
Juntas, as duas versões representaram mais de 65% das vendas da montadora durante o ano passado. Esta é a oitava vez nos últimos anos que os pesados da Volvo se destacam como os mais vendidos no mercado brasileiro
Outros modelos produzidos pela marca são da linha VM, com 3.530 unidades emplacadas e FM, FMX e VM, que juntos alcançaram 1.640 unidades e representaram 10,96% das vendas da montadora no ano.
Sobre o volume de vendas da linha FH, o diretor executivo de caminhões Volvo no Brasil, Alcides Cavalcanti, acrescenta que o modelo mantém o bom desempenho há mais de uma década sendo o líder em pesados oito vezes nos últimos 12 anos.
O executivo relaciona a tecnologia de ponta e em segurança, conectividade, baixo custo operacional, disponibilidade do veículo e o reduzido consumo de combustível como os principais responsáveis pelos bons resultados obtidos pela Volvo com a linha FH. “O FH oferece tudo o que nossos clientes precisam para as mais exigentes operações de transporte”, acrescenta.
Marca com o segundo maior volume de vendas de caminhões pesados em 2020, com 12.755 unidades emplacadas (o maior volume foi registrado para a marca Mercedes-Benz, com 13.196 veículos), a Volvo está se preparando para um aumento de produção em vendas e iniciou as operações em 2021 com número maior de funcionários na fábrica.
O presidente do Grupo Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, disse estar otimista e vê possibilidade de crescimento do mercado de caminhões em 2021. Ele aponta como principais motivos a safra e a valorização do soja, civil, projetos de infraestrutura e os juros baixos.
“Ainda existem incertezas por conta do avanço da vacinação e das dificuldades da cadeia de suprimentos, entre outros pontos, mas estamos otimistas e vemos possibilidade de crescimento de 40% no mercado de caminhões acima de 40 toneladas”, concluiu o executivo.