Engenheiros do Grupo Volvo desenvolveram um método de fabricação que reduz o peso de caminhões sem afetar a capacidade de carga. De acordo com eles, o menor peso nos veículos significa redução no consumo de combustível e diminuição na emissão e dióxido de carbono (CO2). Até agora a tecnologia para a redução do peso vinha sendo usada principalmente pela Volvo Aero nos componentes para aeronaves, mas os engenheiros da companhia de pesquisa da AB Volvo, a Volvo Technology, perceberam oportunidades no uso de tecnologia similar para reduzir em, no mínimo, 20% o peso da cabine e do chassi dos caminhões pesados num prazo de dez anos.

“Estamos criando um veículo super leve num ambiente computadorizado que simula como milhares de pequenas alterações de projeto podem reduzir o peso total do veículo sem afetar outras de suas características, como a capacidade de absorver choques ou habilidades para carregar cargas”, explica Carl Fredrik Hartung, gerente de projeto da Volvo Technology. Ressalta também que há ainda muito trabalho a ser feito antes que os primeiros veículos super leves sejam comercializados.