Veículos combinam motor elétrico com propulsor a diesel de 4,8 litros

A operadora britânica Ensign Bus, de Essex/Inglaterra, acaba de receber seis novos ônibus Volvo híbridos B5LH, encarroçados pela Wrightbus. Os novos ônibus vão rodar na região de Thurrock, a nordeste de Londres.

“Estamos muito decididos em continuar investindo em tecnologia híbrida. O trem de força do híbrido Volvo com a carroceria Wrightbus fornece uma combinação muito interessante”, declara Brian Longley, diretor de engenharia da Ensign Bus.

Os modelos B5LH utilizam arquitetura híbrida paralela a fim de obter uma economia significativa no consumo de combustível. Este sistema paralelo combina a potência de um motor diesel de 4,8 litros com um motor elétrico, que pode ser utilizado independentemente ou de forma conjugada.

A energia é recuperada quando o veículo aciona os freios, armazenando-a na bateria de bordo para uso posterior pelo motor elétrico. Quando a bateria está suficientemente carregada, o motor diesel pode ser “desativado” quando o veículo estiver numa parada de ônibus ou parado no tráfego, oferecendo uma substancial economia de combustível para os operadores.

“A significativa eficiência no consumo de combustível desses veículos híbridos foi um fator determinante nesta venda,” explicou Phil Fletcher, gerente regional de vendas da Volvo. “Existe um interesse efetivo na indústria sobre como o desenvolvimento do híbrido Volvo tem progredido”, destaca Fletcher.