O emplacamento de 4.114 unidades durante o ano de 2018 valeu ao do Volvo FH 540 6×4 o título de “Caminhão do Ano”, em premiação organizada pela Revista Frota&Cia. O modelo conquistou também, pela 13ª vez, o troféu de “Caminhão Pesado do Ano” (por emplacamento no segmento) também considerando o número de emplacamentos.

Graças ao desempenho de vendas em 2018, a versão  540 6x2T, a Volvo alcançou pela primeira vez o topo no ranking do mercado brasileiro de caminhões, em 26 anos da premiação, considerando todas as categorias de peso.

“O FH é um sucesso de vendas, pois oferece tudo que o transportador precisa, requisitos como alta disponibilidade, tecnologia de ponta e baixo consumo de combustível”, destacou Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da montadora.

José Augusto Ferraz, diretor de redação de Frota&Cia, ressaltou que o Prêmio Lótus é um justo reconhecimento às marcas e modelos de veículos comerciais que conquistaram a preferência dos transportadores brasileiros. O jornalista acrescentou que a premiação é baseada nos números de emplacamentos no mercado interno junto ao Renavam.

VOLVO FH, 25 ANOS DE BRASIL

Em 2018 o FH completou 25 anos, com mais de 1 milhão de unidades comercializadas no mundo, sendo 130 mil na América Latina. O modelo desembarcou no País em 1993 trazendo inovações como o motor eletrônico, freio ABS e airbag, entre outros itens inéditos no mercado brasileiro em um caminhão.

É possível afirmar que o modelo abriu caminho para a modernização da Volvo no Brasil – e assim como em outras partes do mundo – o FH veio a se tornar o principal produto da marca.

FH importação
Primeiros caminhões FH que chegaram ao Brasil, há mais de 25 anos, eram equipados com motor de 12 litros e 380cv de potência. Hoje, o modelo mais vendido no mercado brasileiro tem propulsor de 13 litros, 540cv e transmissão I-Shift de última geração

Durante a apresentação da novidade, em setembro de 1993, executivos da companhia anunciaram que a meta era abocanhar 50% do mercado de caminhões pesados com cabine avançada (cara-chata), cujas vendas de 1.373 unidades entre janeiro e agosto daquele ano representavam apenas 15% do mercado, considerando caminhões das marcas Scania, Mercedes-Benz, Volkswagen e Ford.

Baseados em números do mercado europeu, onde mais de 90% dos caminhões já eram com cabine avançada, estrategistas da Volvo apostavam na mudança  também no Brasil e no consequente sucesso do FH.

Naquela época, Volvo do Brasil montava somente modelos bicudos, como o NL 10, 4X2, com motores de 310cv e 340cv; NL 12, 4X2 e 6X2, com motor de 360cv e NL 12 4X2 com motor de 360cv.

A primeira versão comercializada no Brasil, importada da Suécia, era o FH 12 4X2 equipado com motor D12A de 380cv de potência o modelo tinha acabado de ser lançado na Europa como o caminhão mais moderno do mundo, para substituir a antiga linha F no continente.

“Temos orgulho de colocar no mercado um veículo tão robusto e que atende tão bem as necessidades dos nossos clientes, Os números nos incentivam a melhorar ainda mais, sempre visando o sucesso dos nossos clientes”, concluiu Alcides Cavalcanti.