O presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortês, anunciou hoje de manhã (09/12) para janeiro de 2022 o início da oferta do VW Delivery Express+ com motor dentro das exigências da próxima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
A partir de 01 de janeiro de 2023, a legislação passa a valer para todos os veículos pesados a diesel produzidos no País, mas para veículos comerciais leves, como o Delivery Express (para 3,5 toneladas de PBT), a regra vale já a partir de 01 de janeiro do próximo ano.
O Proconve P8, equivalente à norma europeia Euro 6, estabelece maior redução de agentes poluidores emitidos por veículos comerciais pesados a diesel em relação ao atual P7. Os principais agentes poluídos são óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos, monóxido de carbono (CO) e material particulado.
Durante o tradicional encontro de fim de ano com jornalistas, Cortes destacou também o início das exportações de caminhões e ônibus para a República das Filipinas. A operação será realizada através de um importador oficial e representa a porta de entrada da marca no continente asiático.
Os veículos serão enviados completos da fábrica em Resende/RJ para serem montados na República das Filipinas. De acordo com a montadora, ao todo serão ofertados ao mercado Filipino 10 modelos das linhas Delivery, Constellation e Volksbus.
As primeiras 40 unidades já estão vendidas e contarão com oito pontos de atendimento ao redor do país. Atualmente os veículos comerciais da VWCO rodam em mais de 30 mercados internacionais.
Ainda sobre vendas para o exterior, a partir do primeiro trimestre de 2022 a montadora inicia programa em parceria com importadores para preparar a chegada do e-Delivery em países da América do Sul.
“Para nossa satisfação, o interesse tem sido grande não somente no Brasil como também em outros países onde a VWCO tem mercado”, complementou Cortes.
O executivo enfatizou também ter sido 2021 um ano de comemorações para a VWCO, às quais se incluem os 40 anos de produção de caminhões, 25 anos da inauguração da fábrica em Resende, cinco anos do Campo de Provas e a superação da marca de 1 milhão de veículos produzidos.