A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de lançar o primeiro Constellation com tração 6×4, modelo 31.320, equipado com motor eletrônico de 320 cv de potência, injeção Common Rail e caixa de transmissão sincronizada com 16 marchas. O veículo tem capacidade de tração de 60 toneladas e por isso viabiliza o transporte de composições do tipo treminhão (chassi e dois reboques de eixos simples).

O modelo é destinado à aplicações severas como no transporte de toras de madeira, cana-de-açúcar e de guindastes de grande porte. O novo Constellation complementa a linha que já inclui modelos de 13, 15, 17, 24 toneladas e a versão com 45 toneladas de peso bruto total combinado.

De acordo com a marca, a motorização eletrônica do veículo incorpora partida remota, que dá mais segurança nas manutenções, possui cabine com excelente isolamento termo-acústico, volante com regulagem de altura e inclinação, piloto automático, computador de bordo e vários porta-objetos. Como opcionais, oferece vidros e espelhos elétricos, travamento central das portas e diversos acessórios originais.

O conjunto chassi é confeccionado em aço LNE 28 de alta resistência e flexibilidade e por isso garante desempenho ideal em várias aplicações e encarroçamentos. Possui distância entre-eixos de 5.940 mm, com opção de 4.800 mm na versão longa. Nesta composição, o veículo terá preparação para engate traseiro como item de série, composta pela travessa de fechamento traseiro do quadro do chassi, com tomadas para conexões elétrica e de ar, além de manetim adicional no painel de instrumentos para acionamento dos freios da carreta.

O propulsor é Cummins ISC eletrônico de seis cilindros, turbo e intercooler, com potência de 320 cv, torque de 1.288 Nm a 1.300 e 1.600 rpm, camisas úmidas removíveis e sistema de gerenciamento e injeção de combustível Common Rail, como já foi mencionado anteriormente. A novidade do veículo é caixa de transmissões sincronizada ZF de 16 marchas à frente e duas à ré, com acionamento em duplo H.

O peso bruto total do novo caminhão é de 23 toneladas, sendo 6 toneladas na dianteira e 17 mil toneladas na traseira. O PBT (Peso Bruto Total) técnico é de 30.500 kg, que é a soma de 6.500 kg na dianteira e 24.000 kg na traseira