No início de novembro deste ano, a ZF comemorou a produção de 2 milhões de transmissões Ecosplit. A transmissão mecânica para veículos comerciais é um dos produtos de maior destaque da Divisão ZF Sistemas de Transmissão em Friedrichshafen, na Alemanha. A cada ano, 175.000 unidades da Ecosplit são produzidas para serem aplicadas principalmente em veículos pesados utilizados no transporte de longa distância. A partir do início de 2009, entra em produção uma nova versão de 12 velocidades para os motores de ampla faixa de torque que equipam os modernos veículos comerciais.
\”As transmissões mecânicas da família Ecosplit são um produto tradicional da ZF que tornam os veículos comerciais mais econômicos. E, por esta razão, existe uma grande procura no mercado\”, disse Rolf Lutz, membro do conselho executivo e responsável pela divisão. Os números de produção mostram claramente que a transmissão Ecosplit, sucesso mundial, é um produto importante para a ZF. A produção em série da transmissão mecânica com 16 marchas começou em 1979 e, no ano 2000, foi produzida a milionésima Ecosplit. A transmissão equipa uma série de veículos, como os caminhões Iveco Stralis.
Desde o início da produção, três gerações da versão de 16 velocidades foram produzidas. No próximo ano, um modelo adicional da Ecosplit com 12 velocidades entrará em produção, desenvolvido para a ampla faixa de torque dos modernos veículos comerciais e que irá melhorar a carga útil desses veículos, graças à redução do peso. Além da Ecosplit, a ZF lançou no mercado uma família inteira de transmissões mecânicas, que abrange quase todas as classes de veículos comerciais: a Ecomid, transmissão mecânica com nove velocidades (produção anual de aproximadamente 60.000 unidades em 2008), adequada para caminhões médios com torque de até 1.300 Nm; e a Ecolite, transmissão de seis velocidades da qual a ZF produziu 50.000 unidades em 2008, indicada para veículos comerciais leves, com torque de 500 e 1.050 Nm.
Todos os veículos comerciais equipados com transmissão mecânica ZF provaram ser mais bem-sucedidos no uso prático e são caracterizados pela economia e simples manuseio. O sistema Servoshift, sistema pneumático auxiliar para a troca de marchas, pode ser incorporado às transmissões Ecosplit e Ecomid e oferece maior conforto nas mudanças, pois assegura engates curtos e menor esforço.