A transmissão automática de seis marchas ZF Ecomat 2 Plus passa a equipar os dois novos  chassis para ônibus articulados récem-lançados pela DaimlerChrysler, os modelos O 500 MA (piso normal) e O 500 UA (piso baixo tipo low entry). Conforme a ZF, essa transmissão proporciona um melhor escalonamento de marchas, com considerável melhoria de desempenho do veículo e redução significativa do consumo de combustível. Além disso, a versão de piso baixo vem equipada com eixo Low Floor ZF AVN132.

Através de um software, a transmisão ZF Ecomat se comunica de maneira eletrônica com o propulsor OM 457 LA, para realizar as trocas de marchas no momento ideal, considerando a rotação, a velocidade do veículo e a topografia do percurso. O software oferece ainda seis opções de programas de troca de marchas, de acordo com o trajeto a ser percorrido. Esse equipamento também possibilita a redução no consumo de combustível, devido o motor operar em menores rotações. Possui também um sistema de segurança que auxilia na frenagem até praticamente a parada do veículo, sem a utilização dos freios e sem desgaste. Dessa maneira, a transmissão prolonga a vida útil dos freios e pneus, e ainda diminui a fuligem nas frenagens.