Para ampliar as vendas em mais de 65% e superar os R$ 2,5 bilhões em faturamento, a ZF  investe R$ 753 milhões nos próximos cinco anos na América do Sul, o maior montante em toda a história da empresa e também de todo o setor nacional de autopeças. Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, disse que o programa de investimentos envolve a ampliação da capacidade produtiva de suas unidades atuais, programas de qualidade e novos projetos para veículos de passeio, comerciais leves e pesados, e máquinas agrícolas.

Na comemoração de seus 50 anos de atividades na América do Sul, a operação da região vive um de seus mais importantes momentos e foi uma das que mais cresceram no ano passado, cerca de 30%. Para os próximos anos, o crescimento virá do lançamento de produtos inéditos, em segmentos em ascensão, como o de veículos comerciais leves, e a ampliação da produção em todas as suas Divisões.

– Novos produtos

Dentre as novas tecnologias estão os sistemas híbridos, que possibilitam a propulsão do veículo por meio de motor a combustão combinado com sistemas elétricos. Isso reduz o consumo de combustível em até 30%, baixando drasticamente a emissão de poluentes e de ruído. A ZF tem soluções tanto de módulos elétricos/eletrônicos como também incluindo a transmissão.

Sistemas de direção Servotwin e Servoactive – Corrigem automaticamente os desvios de trajetória gerados, por exemplo, por ventos laterais, desníveis na pista ou causados pela presença de água e detritos. A direção, por meio de um motor elétrico, aplica torque e ângulo automaticamente corrigindo a trajetória.

Acionadores eletrônicos – Por meio de sensores instalados no veículo, o amortecedor CDC monitora permanentemente fatores como condições do piso, peso total do veículo e mudanças bruscas de direção, e se adapta às condições de operação, alterando instantaneamente a taxa de amortecimento, maximizando tanto o conforto quanto a segurança.

ConAct – Sistema de acionamento concêntrico de embreagem – Uma revolução nos sistemas de acionamento da embreagem. Permite economia de espaço de instalação, maior facilidade de acionamento pelo motorista e maior segurança da operação.

Transmissões automáticas para automóveis – As transmissões automáticas da ZF já são sucesso absoluto em veículos que rodam em todos os continentes. As novas gerações de seis e oito velocidades estabeleceram inéditos parâmetros em conforto, rapidez de mudança de marchas e economia de combustível, que aumentam a cada nova geração. A transmissão automática de oito velocidades reduz o consumo de combustível em até 6% e pode ser integrada a qualquer sistema híbrido.

Transmissão com dupla embreagem – Recém-lançada, a transmissão DCT (Dual Clutch Transmission) já equipa a nova geração do Porsche 911 e permite trocas de marcha inigualavelmente rápidas, otimizando a condução de veículos esportivos.

IWD: Intelligent Wheel Dynamics – Conceito no qual os sistemas trabalham de forma conjunta, interagindo um com os outros. Integram ainda o sistema de direção eletrônico os amortecedores inteligentes CDC, a transmissão automática, a barra estabilizadora ativa e o sistema vetor de torque TVS, que aplica correções dentro dos limites da movimentação dinâmica para aumentar a estabilidade do veículo em situações críticas. Como resultado, fica muito mais fácil a condução em qualquer condição de pista.

IFS – Novo conceito de chassi para caminhões pesados, combinando a suspensão dianteira independente com um módulo de suspensão pneumática, aumentando o conforto em veículos comerciais para patamares próximos a veículos de passeio.