Alta do diesel impactou os custos das empresas do segmento
O setor de transportes registrou alta de 1,38% no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), segundo o IBGE. No mês anterior, a alta de preços para o segmento havia desacelerado, e o item havia registrado uma leve queda de 0,05%.
Entre as razões para o resultado estão o Carnaval tardio e a Copa do Mundo. Os dois eventos pressionaram, por exemplo, os preços das passagens aéreas. O item, conforme o IBGE, teve elevação de 26,49%. Apesar disso, no acumulado de janeiro a março deste ano, as passagens acumulam queda de 15,46%.
O aumento do preço dos insumos também favoreceu o resultado da inflação no setor em março. O óleo diesel, um dos mais representativos para o setor, teve elevação de 1,61%. E a projeção é que a alta se repita na próxima divulgação do indicador, já que em 1º de abril passaram a vigorar valores reajustados de combustíveis em 13 estados.
Ainda em março, o óleo lubrificante teve inflação de 1,77% e os pneus de 1,18%. Já os taxistas e condutores de automóveis viram o preço da gasolina subir, em médiam 1,31%, e o do gás veicular 1,75%.
Agência CNT de Notícias