A Repom acaba de divulgar dados recentes de pesquisa realizada para traçar o perfil dos motoristas de caminhão que participam do Clube da Estrada, iniciativa que tem como objetivo prestar serviços auxiliares aos profissionais que transitam pelas principais rodovias do Brasil. Segundo o levantamento – realizado com 4.950 carreteiros  entre março e abril de 2014 -, os profissionais que utilizam o espaço são 99,9% homens e 0,01% mulheres, com idade média de 40 anos.  Cerca de  47% são casados e 39% têm filhos e 74% aprovam as áreas de lazer e descanso, criadas pela empresa.
O diretor de operações da Repom, Otávio Farah,  acredita que a iniciativa deu certo,  já que 78% dos condutores  que passaram por uma das quatro unidades do Clube da Estrada retornaram. A pesquisa revelou também que 43% dos carreteiros utilizam a internet disponível no Clube da Estrada. “Os motoristas costumam acessar as redes sociais, pagar contas e assistir vídeos. Isso mostra que houve uma mudança no perfil desse trabalhador, que agora já está incluído nos meios digitais”, afirma Farah. Dos 4. 950 motoristas que passaram pelo Clube, 850 já haviam recebido atendimento estético – cortes de cabelo e barba.
Em relação à saúde, o Clube registrou em dois meses o atendimento de 1.040 motoristas. Dentre eles, 18% estavam com a pressão arterial alterada, 25% fazem tratamento para esse sintoma, e somente quatro casos foram orientados a procurarem uma unidade de socorro, pois apresentavam riscos ou alterações graves na pressão.
Entre as maiores dificuldades dos entrevistados estão a distância da família, o difícil acesso ao lazer e a dificuldade de acesso a serviços de saúde e de higiene pessoal.
Atualmente são quatro unidades do Clube da Estrada localizadas no Paraná, Mato Grosso e São Paulo. O espaço conta com computadores que permitem comunicação com familiares, cursos online, poltronas individuais para assistir televisão, o Clubinho da Estrada (espaço para crianças e jovens que acompanham seus pais nas viagens), assistência de enfermagem e estética (corte de barba e cabelo), entre outras coisas. Os carreteiros podem tirar dúvidas a respeito de seus cartões, participar de premiações exclusivas oferecidas pela empresa, fazer check-up básico de rotina com enfermeiro, além de receber algumas dicas de como prevenir-se contra doenças sexualmente transmissíveis.