Além da produção de veículos de carga e de passageiros modernos, eficientes, seguros e com alta tecnologia, a IVECO se dedica a ações que contribuam para valorizar o (a) caminhoneiro(a) e expor o quanto esse profissional é essencial para a sociedade, transportadores e embarcadores.

Iveco A montadora aposta que mesmo diante de desafios o motorista de caminhão segue firme, apaixonado pela estrada e decidido a cumprir seu trabalho para manter uma logística de circulação eficiente e segura de todo tipo de mercadoria.

Sem a força de trabalho desses heróis da estrada, os caminhões ficariam parados e todo o País teria dificuldade de manter o abastecimento de hospitais, mercados, farmácias, aeroportos e postos de combustíveis, assim como o escoamento de tudo o que é produzido. Todos os serviços emergências ficariam comprometidos.

Esses profissionais são peças fundamentais no desenvolvimento da economia nacional, já que também desempenham uma importante função na logística e contribuem de maneira direta para a produção e criação de emprego.  

Iveco A vida sem a atuação do (a) caminhoneiro (a) é um caos, como já foi comprovado no passado. Isso porque mais de 60% de tudo o que é produzido e movimentado no País depende do caminhão. Assim, se não há o trabalho dos motoristas não existe geração e distribuição de riquezas. As exportações também são comprometidas pois as mercadorias não chegam até os portos.

O empenho e disposição da categoria, demonstrados durante a pior fase da pandemia da COVID-19, se destacam como marcos históricos e justo exemplo da necessidade do motorista de caminhão ser cada vez mais valorizado em sua profissão. Enquanto todos estavam em casa para se proteger do vírus, os caminhoneiros estavam na estrada, mantendo todos os serviços essenciais funcionando adequadamente.

Para a IVECO, apesar de todas essas evidências, o (a) caminhoneiro (a) necessita ainda de valorização para tornar mais leve sua rotina de trabalho, na qual infelizmente convive com a falta de segurança e de infraestrutura, desvalorização profissional, jornadas exaustivas, arriscadas e estressantes, frete baixo, saudade de casa e insegurança. 

Iveco

A montadora entende que a realidade precisa ser mudada e acredita que a transformação pode vir de iniciativas e esforços da sociedade, empresários e do governo. A IVECO acredita também em pequenas ações e gentilezas na estrada, como uma via para criar novos caminhos para a rotina do caminhoneiro.

Por essa razão, a IVECO produziu um vídeo de homenagem para expor toda a importância do caminhoneiro e também mostrar que pequenos gestos de gentileza podem contribuir para melhorar o dia a dia dos (as) caminhoneiros (as) e valorizar a classe. O trabalho reúne depoimentos de motoristas de diferentes segmentos e rotas, um trabalho que retrata o dia a dia na estrada e os principais desafios da profissão.

 

 

Iveco
Wesley conecta produtos e pessoas fazendo transporte para empresas de e-commerce

Wesley é empreendedor, apaixonado pela IVECO e cliente da Concessionária Florença IVECO. Sua empresa de logística, chamada Da Elite Express, conta com uma frota de 10 veículos, incluindo modelos como o IVECO S-Way, Hi-Way, Daily e Stralis. Wesley atua na prestação de serviços de transporte para grandes empresas de comércio eletrônico, como Amazon, Mercado Livre e Shoppe. Através do seu trabalho, ele mantém o país em movimento, conectando produtos e pessoas.

 

Iveco
A bordo de seu IVECO vermelho, Kauana enfrenta os desafios da profissão com amor

 

Outra história inspiradora é a da caminhoneira Kauana, de São José dos Pinhais/PR. Ela trabalha no transporte de cargas em regiões próximas, no Paraná, utilizando o IVECO Tector. Kauana ressalta que, além dos desafios inerentes a profissão, lida também com dificuldades extras por ser mulher em um segmento dominado pelo gênero masculino.

 

 

Iveco
Sidney garante que limões e laranjas saborosos cheguem à mesa das famílias brasileiras

 

O caminhoneiro Sidney, também de São José dos Pinhais/PR, se dedica ao transporte de laranjas e limões para o CEASA do Paraná, nos seus dois caminhões IVECO Tector. Para garantir que os alimentos frescos cheguem cedo ao CEASA e possam estar prontos para chegar à mesa dos brasileiros, Sidney enfrenta os desafios das estradas com determinação.