Cuidados com a saúde do motorista têm sido um dos destaques da Feira do Carreteiro, tradicional evento anual para motoristas de caminhão que teve início hoje no Pátio do Santuário Nacional, em Aparecida/SP, um dos maiores centros religiosos da América Latina.
Cientes de que por estar sempre nas estradas o carreteiro tem dificuldade para programar médico, empresas que participam da Feira do Carreteiro levam atendimento de saúde gratuito aos motoristas, com oftalmologista, endocrinologista, clínico geral e outros profissionais da área. Este ano, o atendimento está sendo realizado nos espaços da Texaco, Concessionária NovaDutra e a JSL. Tudo sem qualquer custo para o motorista.
Na Texaco, os motoristas podem fazer exames de acuidade visual, com clínico geral e também com profissionais de saúde que realizam teste de glicemia e de Índice de Massa Corporal (IMC). No espaço da empresa, os carreteiros também assistem a palestras de treinamento sobre lubrificantes e as tecnologias dos diferentes produtos da marca para veículos pesados.
No evento, que realiza este ano a sua 36ª edição e a 20ª seguida no Pátio do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, os carreteiros podem fazer também aferição de pressão arterial, Avaliação de risco cardíaco, teste de colesterol, glicemia e acuidade visual.
Este ano, a empresa conta com 14 profissionais de saúde para atender os motoristas e tem expectativa de realizar mais de 500 consultas até o final do evento, na sexta-feira, 17 de julho. Em 2014, a NovaDutra registrou a passagem de quase 600 carreteiros pelo serviço de saúde oferecido pela empresa durante a 35ª edição da Feira.
A JSL, por sua vez, está presente na Feira do Carreteiro com o trailer do seu programa de saúde Pela Vida, o qual percorre rodovias prestando atendimento gratuito a motoristas de caminhão. Além de aferir pressão arterial, teste de acuidade, medir a circunferência abdominal e cálculo do IMC, profissionais do programa passam orientações sobre qualidade de vida e alimentação, dão dicas de segurança e dicas para melhorar o orçamento familiar.