1795Entre janeiro e abril deste ano, a Scania emplacou 520 unidades, alta de 40% sobre os 369 produtos registrados no mesmo período em 2013. Uma das explicações está na decisão de oferecer, de fábrica, a caixa automatizada Opticruise, desde janeiro de 2014. Ela era opcional desde 2010. O Scania Opticruise 2014, que está na quarta geração, traz como novidades a função econômica (de um total de três modos de condução) e o novo sistema de lubrificação. A caixa ganhou mudanças de marchas mais rápidas e recebeu um software ainda mais inteligente, capaz de ajustar o desempenho do motor de acordo com o peso da carga e da topografia. O novo sistema de lubrificação conta com novo direcionamento do óleo dentro da transmissão.
“A Scania vem sendo pioneira nos semipesados desde que entrou nesse segmento em 2010. A marca foi a primeira a oferecer caixa automatizada como opcional, e desde o início do ano tornou-a item de série para toda a gama, um avanço importante para a categoria”, afirma Victor Carvalho, gerente executivo de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil. “Disponibilizar o que o cliente de fato necessita tem feito a Scania se destacar nos semipesados. Prova disso é a participação histórica de 3,8% conquistada no primeiro quadrimestre. Nosso campeão de vendas, o P 310, continua em ascensão.”
A versão mais emplacada do P 310 é a de configuração de roda 8×2. De janeiro a abril de 2014, o P 310 8×2 obteve 383 registros ante 195 do mesmo período em 2013, numa alta de 97%. “Das 520 unidades de semipesados emplacadas pela Scania neste ano, quase 75% foram do P 310 8×2. Em 2013, nas mesmas bases de comparação, a participação do modelo dentro do mix da marca foi de 53%”, diz Carvalho. “Ele tem sido muito bem aceito pelo mercado em virtude das múltiplas aplicações nas quais pode ser utilizado. Além de ter a maior capacidade volumétrica de carga da categoria (na opção de entre-eixos de 6.300mm), com a maior área disponível para carregamento.”
A oferta de produtos semipesados de cabina P da Scania contempla opções nas configurações de tração 4×2, 6×2 e 8×2, com diferentes distâncias entre eixos, que podem receber implementos dos tipos caçamba, unidade frigorífica, tanque, sider/baú e carga seca. Os modelos dispõem de potência nas faixas de 250, 270 e 310cv, todos com motores de 9 litros. A linha P 270 é a única do mercado a oferecer caminhão movido a etanol.