A Eaton, que atua na fabricação de transmissões automotivas, lança este mês as suas novas embreagens para caminhões e ônibus a partir de sete toneladas. O lançamento, com produção no Brasil, contém diferenciais que permitem maior resistência e aumento de vida útil das embreagens, segundo a empresa. De acordo com Carlos Roberto Dourado, gerente de Aftermarket, os novos discos são equipados com sistema interno de pré-amortecimento que reduz o ruído da marcha lenta e aumenta a vida útil dos componentes da caixa de câmbio.
O revestimento Heavy Duty, com maior concentração de cobre, torna a embreagem mais resistente às aplicações severas, o que reflete diretamente no aumento de vida útil do disco. Ainda pensando na durabilidade, a empresa incluiu no componente o pivô de mola, polímero de alta resistência a desgastes e impactos. “Esse pivô evita o desgaste das molas e consequentemente a quebra delas”, garante Dourado.
O componente conta também com amortecimento principal, preparado para filtrar as vibrações torcionais dos motores eletrônicos e mecânicos, protegendo os componentes da caixa de câmbio contra quebras prematuras.
“Quando o veículo está parado, as embreagens e câmbio recebem toda a vibração do motor. Com esse disco, nossa embreagem funciona como um filtro com capacidade de reduzir em até cinco vezes essas vibrações”, destaca.