O sexto trailer do Pela Vida, programa direcionado à saúde e à segurança de motoristas profissionais de veículos pesados de carga e de passageiros realizado pelo Instituto Julio Simões, com apoio da operadora logística JSL, acaba de ser inaugurado. O trailer, segundo posicionado na BR-101, considerada uma das rodovias mais perigosas do Brasil, está localizado no Posto Reforço, na altura do km 179,5, na cidade de Umbaúba, em Sergipe. De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h50, os motoristas podem participar da ação e receber orientações sobre segurança nas estradas, qualidade de vida e realizar testes de acuidade visual, índice de massa corpórea, circunferência abdominal e aferição de pressão.
O objetivo da iniciativa é conscientizar motoristas sobre a importância de cuidados básicos de saúde para a melhoria da qualidade de vida, minimizando os riscos à segurança desses profissionais, expostos, muitas vezes, a longas jornadas ao volante, maus hábitos alimentares, sono irregular e isolamento social. Os trailers são instalados em trechos de rodovias brasileiras com maior fluxo e uma equipe de especialistas, orientada por um enfermeiro, rastreia os indicadores básicos de saúde dos motoristas e oferece dicas para aumentar a segurança dos profissionais e nas estradas.
Desde o início do programa, mais de 6,1 mil profissionais passaram pelos trailers e responderam voluntariamente a pesquisa. Os dados consolidados dos últimos dois meses, que compreendem as respostas de 1,4 mil motoristas, revelam que 48% se queixam de dores no corpo, sendo que 25% desse total está relacionado à coluna, e 71% afirmaram dirigir mais do que 10 horas por dia. Outro ponto de alerta levantado com a pesquisa é que 14% dos motoristas afirmaram usar rebite para inibir o sono. Os indicadores de saúde também apontaram que 66,9% dos motoristas apresentam sobrepeso ou obesidade.  Cerca de 23% dos motoristas atendidos retornam aos trailers para fazerem o acompanhamento dos indicadores de saúde.