Ministros da Cidadania, Osmar Terra, e da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, lançaram ontem (19/12) o programa Roda Caminhoneiro. A proposta é criar cooperativas de transporte rodoviário de cargas para melhorar a renda e a qualidade de vida de motoristas de caminhão.

O programa prevê a instalação de 100 kits básicos em cooperativas novas e também nas já existentes. Na prática, cada uma terá assessoramento técnico, apoio em infraestrutura, tanque para abastecimento próprio e escritório-contêiner com computador com software de gestão.

O prazo anunciado para a instalação do Roda Caminhoneiro é de 18 meses. Porém, não foi anunciado quando será iniciada a implantação. Pelas contas do governo, cerca de 100 mil caminhoneiros serão autônomos de todo o país serão beneficiados pelo programa em todo o País.

De acordo com o anunciado, os motoristas de caminhão contarão também com um aplicativo de celular que permitirá, por exemplo, acesso ao sistema de pregão eletrônico para compra coletiva de diesel, lubrificantes, pneus e peças com redução de preço.