Em tempos de pandemia utilizar os aplicativos de frete é uma boa alternativa para negociar uma carga sem precisa ter o contato físico. A tecnologia chegou com objetivo de facilitar o dia a dia dos motoristas de caminhão na estrada. A ideia é servir de ponte entre quem oferece a carga (embarcador) e quem vai transportá-la (o autônomo) sem a intervenção de um terceiro elemento (o agenciador de carga). A ferramenta torna a negociação mais clara e rentável para ambas as partes.

Mas, como se destacar dentro do aplicativo e ser uma boa opção na hora do embarcador decidir qual profissional vai transportar a sua carga? Conversamos com algumas empresas que oferecem o aplicativo gratuitamente nas lojas virtuais dos Smartphones e selecionamos algumas dicas.

DICAS PARA TER SUCESSO NOS APLICATIVOS

  • Manter o cadastro sempre atualizado: existem motoristas que exitam em preencher todas as informações solicitadas e perdem oportunidades
  • Fornecer todos os documentos solicitados (RG, CPF, Documento do caminhão e carroceria, entre outros)
  • Registro atualizado na ANTT  (RNTRC)
  • Identificar quais são as melhores rotas e tipo de caminhão
  • Manter a manutenção em dia do caminhão: esse é um item importante no momento do embarcador escolher quem vai carregar o frete
  • Verificar a procedência do aplicativo antes de se cadastrar
  • Confirmar todas as informações do frete oferecidas pela empresa para não ter surpresa ao longo da negociação

Na edição 526 da Revista O Carreteiro, que circula em março, você encontra uma matéria completa sobre os aplicativos de frete. Conversamos com algumas empresas que oferecem esse tipo de serviço, que falaram sobre as principais vantagens da ferramenta, as garantias para os motoristas de caminhão e dicas para conseguir as melhores oportunidades. 

Veja também

6 dicas para utilizar aplicativos de frete com segurança