A Eaton acaba de anunciar quatro novas transmissões para caminhões leves, médios e semipesados, micro-ônibus e ônibus urbanos, que serão disponibilizadas no mercado automotivo brasileiro nos próximos anos. Os produtos estão sendo apresentados às principais montadoras e frotistas, durante a segunda edição do Eaton Experience 2016, de 11 a 25 de abril, na planta de Valinhos/SP. O evento, que contempla conteúdo técnico e conhecimento prático, visa gerar novos negócios na região. A programação reúne palestras, displays de produtos, test drives, além de visita à fábrica e aos laboratórios de engenharia.

Dentre as novidades apresentadas, três delas serão fabricadas em solo brasileiro: EA-6X06, UltraShift PLUS PV e MHD, sendo que a EA-6X06 e UltraShift PLUS foram totalmente desenvolvidas pela engenharia do Grupo Veículos, em Valinhos. “A Eaton tem investido continuamente em desenvolvimento de soluções de tecnologia customizadas para as necessidades específicas do mercado brasileiro, proporcionando vantagens competitivas para as mais diversas operações de transporte de carga e passageiros”, comenta Amaury Rossi, diretor de Negócios de transmissões e embreagens da empresa.

A transmissão automatizada de 6 velocidades EA-6X06. Aplicada em veículos comerciais leves, caminhões e micro-ônibus, considera a alta densidade de trocas de marcha causada pela enorme quantidade de “anda e para” do tráfego dos grandes centros urbanos brasileiros para garantir um desempenho eficiente do veículo.

Na linha da UltraShift PLUS MHD, transmissão automatizada de 10 velocidades, a Eaton inova mais uma vez apresentando sua terceira versão. Após o sucesso do lançamento dos modelos para aplicações rodoviária e coleta de resíduos com a linha TorqShift da Ford, a empresa lança a transmissão UltraShift PLUS MHD Vocacional para aplicações em caminhões semipesados 6×4 e 8×4, betoneiras, basculantes e canavieiros. Com reforços para a severidade das aplicações vocacionais, ela alia a robustez das transmissões manuais Eaton com a tecnologia diferenciada do sistema das transmissões automatizada Eaton UltraShift PLUS, proporcionando resultados de desempenho e custo operacional de classe mundial.

Procision_-_Drivers_Side_Front

A Procision  é uma das principais atrações do evento e é focada nos usuários de transporte de passageiros. A transmissão de dupla embreagem de 7 velocidades combina baixo consumo de combustível e conforto diferenciado aos passageiros por meio de sua tecnologia dual clutch, que evita a interrupção de torque durante a troca de marchas.  Além disso, o motorista pode dedicar toda atenção ao trânsito urbano possibilitando uma segurança maior na operação do veículo.

A empresa apresentou novidades também no nos  bloqueios de diferenciais automáticos. Para caminhões há o No Spin e o Detroit Locker  que garantem uma performance superior em veículos vocacionais e off-road como canavieiros, madeireiros e basculantes. A tecnologia  transfere o torque da roda que tem menor atrito para a que tem maior contato com o solo. As duas principais vantagens do bloqueador é o fato do sistema operar sozinho automaticamente evitar quebras de eixos de cardãs.