No ano em que completa 35 anos de existência e 20 anos de inauguração de sua fábrica em Resende/RJ, a MAN Latin America anuncia diversas ações que marcam uma nova fase na empresa. Com o slogan  “Vire a Chave”, a fabricante inicia uma ampla campanha  interna de otimismo e retomada do crescimento de seus negócios, que começou entre os colaboradores, rede de concessionários e importadores. O próximo passo é dar conhecimento a clientes e demais formadores de opinião sobre as primeiras conquistas dessa iniciativa.

Para o presidente e CEO da MAN Latin America, Roberto Cortes, o momento é grave e a indústria de caminhões e ônibus vive a pior crise de vendas das últimas décadas. Os volumes retrocederam aos do século passado, e o mercado brasileiro encolheu em 70% desde 2011. “Por isso, precisamos agir: promovemos os ajustes necessários a este novo momento, e com a parceria de todos os envolvidos em nosso modelo de negócio, renovamos nosso compromisso de oferecer produtos sob medida a mais de 30 países da América Latina e África. Queremos virar a chave para retomar o crescimento”, diz.

Malagrine
Malagrine

A empresa tem à disposição R$ 400 milhões a serem investidos no Brasil até 2017 (parte dos R$ 1 bilhão confirmados a partir do ano de 2012), recursos que serão utilizados para o desenvolvimento de novos produtos, destinados a nichos inexplorados do mercado. Além disso, a empresa já possui um cronograma de entrega de obras para dinamizar seu parque industrial e assistência pós-vendas. Ainda em 2016, estão previstas as entregas da primeira pista de testes de rodagem do Grupo Volkswagen na América Latina e do primeiro dinamômetro para testes de motores, tudo em Resende/RJ, e do novo Centro de Treinamento para a qualificação da rede e de clientes em São Bernardo do Campo/SP.

Malagrine
Malagrine

Dança das cadeiras

Em relação às novidades na estrutura da empresa, Leandro Siqueira é o novo diretor de Desenvolvimento do Produto e Gerenciamento de Portfólio. Ele substitui Gastão Rachou, que se aposenta após participar de importantes projetos da MAN Latin America. Na área de Vendas, Marketing e Pós-Vendas, Antonio Cammarosano, passa a cuidar exclusivamente dos negócios de caminhões Volkswagen e MAN, enquanto Jorge Carrer é agora o responsável por vendas de chassis de ônibus Volksbus, ambos se reportando diretamente a Ricardo Alouche. Na área de Vendas para mercados internacionais, Luciano Cafure é o novo executivo, que se reporta a Marcos Forgioni.