A Scania acaba de apresentar ao mercado os Serviços Conectados, solução para ajudar o transportador a fazer a gestão de sua frota através do uso de dados do veículo e parceria com a rede de concessionárias da marca. O objetivo é encontrar alternativas rentáveis para o negócio. A solução estará disponível nas Casas Scania a partir de janeiro de 2017.

“A Scania é pioneira em oferecer esta proposta ao mercado brasileiro e conta com a experiência de mais de 200 mil veículos conectados em todo o mundo. Nosso foco é promover ao transportador uma visão mais holística para que ele possa realizar a gestão mais eficiente da frota e, consequentemente, aumentar a rentabilidade de modo progressivo”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.

Como funciona os serviços conectados

O transportador e a Scania têm acesso a muito mais dados do veículo e, por meio deles, podem identificar diversos fatores, como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção.

Os dados são enviados por um módulo, chamado Scania Communicator, instalado no veículo. Os caminhões e ônibus produzidos desde maio de 2016 já foram equipados de série com este dispositivo. Os proprietários desses veículos devem procurar uma Casa Scania para que ele seja ativado e passe a enviar as informações.

Para caminhões e ônibus fabricados a partir de 2012 e 2013, respectivamente, o módulo poderá ser facilmente instalado, por um valor competitivo, também em qualquer concessionária da marca. Para os produtos anteriores, o uso também é possível, mas dependerá de uma avaliação técnica e de viabilidade dos custos de adaptação.

scania_fleet_02Gestão de frota

A solução oferece ao mercado quatro ferramentas:

  1. Planejamento de Serviços: possibilita saber exatamente a quilometragem rodada de maneira online e independente de onde o veículo esteja. Para ter uma visão geral de todos os benefícios deste planejamento para o cliente, a Casa Scania vai acessar o Portal de Gestão de Frotas Scania, que mostrará todos os modelos da frota e um calendário para controlar os reparos, por meio do cadastro do plano de manutenção. Assim, o concessionário terá em mãos recursos gerados por esta ferramenta para atuar no agendamento ativo das revisões.

 

  1. Diagnóstico Remoto: analisa os dados de condução em tempo real e, se necessário, promove ações de melhoria do condutor. Agiliza o trabalho do Scania Assistance (atendimento 24 horas). Caso haja uma parada emergencial do veículo, ao ligar para a central de apoio da Scania, o cliente informa o problema e o atendente acessa o módulo Communicator, que gera um relatório com os códigos das falhas. Relatório de Tendências: apresenta de forma fácil e intuitiva dados de desempenho da frota, categorizados por parâmetros, como, por exemplo, consumo de combustível, marcha lenta, freadas bruscas e excesso de velocidade. Indicadores reportam se a performance está melhor ou pior em relação ao período anterior examinado.
  1. Portal de Gestão de Frotas: oferece acesso online a dados e tendências, que possibilitam com maior clareza o planejamento e o gerenciamento da operação. Por meio dos dados recolhidos, a rede Scania realiza uma consultoria com informações e identifica pontos que podem ser melhorados. Como benefícios ao transportador estão o aumento da disponibilidade do veículo, alta da performance dos condutores, redução dos custos por quilômetro rodado e detecção de desvios da performance da operação (por exemplo, infração da velocidade permitida ou guiar não economizando combustível).
  1. Gestor de Frotas: serviço em que um especialista da rede Scania atuará nos clientes utilizando ao máximo as benfeitorias das ferramentas para aumentar a disponibilidade da frota e a confiabilidade do produto, e colocar em prática ações para reduzir os custos operacionais.

Investimento no novo serviço

Estão disponíveis dois pacotes:

  1. Análise: é gratuito e válido por dez anos para os veículos que já tenham o módulo Communicator instalado e ativado. Com ele, tanto o cliente quanto a Casa Scania terão uma visão geral da frota conectada por meio de relatórios semanais e mensais, com dados operacionais recebidos por e-mail de forma automática.

O transportador terá acesso ao Portal de Gestão de Frotas para a funcionalidade de planejamento de serviços, que possibilita utilizar as informações de uso do veículo para planejar antecipadamente as paradas para manutenção.

O veículo poderá enviar o diagnóstico remoto de falhas para o Scania Assistance e também para qualquer uma das Casas Scania.

  1. Desempenho: tem uma assinatura mensal e incorpora os benefícios do Análise e permite a leitura e a identificação de dados de operação de uma forma muito mais detalhada, tanto para informações operacionais dos veículos quanto individualmente por motorista. O cliente e a rede de concessionárias Scania podem determinar com exatidão quais são os pontos que precisam de atenção, e, eventualmente, correção no estilo de condução de um motorista.

O serviço indica também se o condutor precisa ser treinado ou reorientado em pontos específicos, como para redução de consumo de combustível utilizando a marcha lenta, ou ainda corrigir hábitos inadequados de condução em descidas, com a caixa de câmbio em neutro.