O excesso de carga ainda é comum nas estradas do País. A prática, apesar de trazer vantagem para as empresas, é ilegal, compromete a habilidade do motorista, danifica o caminhão, aumenta o risco de tombamento e de desgaste das rodovias, além de multas e atraso nas entregas.

Confira cinco problemas provocados pelo excesso de carga:

5. MULTA

Exceder o limite relacionado à dimensão da carga é uma infração de natureza grave, cujas punições são:

a multa de R$195,23;

a aplicação de 5 pontos à CNH; e

a medida administrativa de retenção do veículo para regularização.

Já exceder o limite de peso é uma infração de natureza média e, portanto, gera o pagamento de multa de R$ 130,16 e 4 pontos computados à CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Além do valor correspondente à natureza da infração, a cada duzentos quilogramas ou fração de excesso de peso, é acrescido determinado valor.

Embora o Peso Bruto Total (PBT) da carga verificado pela balança possa ser igual ao limite de tolerância, é possível que haja excesso em um ou mais eixos do veículo. Por isso, a multa é calculada sobre a parcela que esse limite for ultrapassado.

4. MECÂNICA DO CAMINHÃO

Todo caminhão é projetado para transportar um certo limite de carga. Ao exceder esse valor o motorista corre o risco de ser surpreendido a qualquer momento na estrada e ter um prejuízo que pode comprometer o seu faturamento.

O fato do motorista exigir mais do caminhões por estar mais pesado, alguns componentes como os pneus, transmissão e freios podem ser comprometidos. Assim o tempo de indisponibilidade do veículo é ampliado já que precisará de mais paradas para consertos e revisões.

O excesso de peso superaquece os freios quando acionados, reduzindo a eficiência e aumentando o tempo de frenagem. Além disso interfere na integridade dos pneus, dos chassis, dos engates e do próprio implemento, tornando maior o risco de colisão e tombamento da carga.

Outro fator importante a ser considerado pelo motorista é o fato das seguradoras não ressarcirem no caso de acidente envolvendo um veículo com excesso de carga.

3. ESTRADAS E O MEIO AMBIENTE

Além de comprometer a segurança, caminhões com excesso de peso prejudicam a qualidade das rodovias do País. Como o peso fica mal distribuído nos eixos o impacto no solo é maior. A consequência são os buracos, rachaduras e desníveis situações que prejudicam o transporte e tornam as viagens mais demoradas e com segurança reduzida.

A má qualidade das rodovias também contribuem para reduzir a vida útil dos pneus e outros componentes, aumentando a incidência de acidentes e quebras de caminhões. Em dias de chuva pode ocorrer acúmulo de água e provocar a aquaplanagem e tombamentos.

O excesso de carga prejudica também o meio ambiente. O peso maior força o motor a trabalhar em uma rotação mais alta o que aumenta o consumo e a queima de combustível gerando maior emissão de gases poluentes no ar.

2.  CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

O fato do caminhão exigir maiores rotações para movimentar o peso excedente ele sai, automaticamente, da faixa ideal de eficiência energética. Assim,, nessas condições, é necessário um consumo de combustível maior para se conseguir um ganho pequeno de velocidade.

No caso de trechos de subida, trânsito lento, obstáculos na via ou curvas, o caminhão será ainda mais exigido e, consequentemente, aumentará o consumo.

1. RISCO DE TOMBAMENTO

O fato do excesso de carga comprometer a dirigibilidade, dificulta a execução de curvas e manobras mais delicadas e consequentemente pode provocar desequilíbrio e o tombamento tanto dos produtos quanto do veículo.

Isso porque, o sobrepeso interfere nos parâmetros para os quais o caminhão e o implemento foram projetados. Dessa forma a estabilidade, a capacidade de frenagem e a aderência dos pneus à pista, ficam comprometidas.