Como se preparar para a primeira oportunidade como caminhoneiro? Antes de pensar em ingressar na profissão é preciso entender que as exigências mudaram e é preciso, em primeiro lugar, ter informação. Muitos iniciantes acreditam que saber dirigir um caminhão é suficiente para ingressar na atividade e, com isso, se decepcionam ou se frustram. Hoje ser caminhoneiro exige treinamento e cursos específicos de tecnologia embarcada e, principalmente de direção econômica e eficiente. 

Para aqueles que querem seguir como caminhoneiros autônomos é preciso ainda entender que o caminhão é como uma empresa e, portanto, é preciso saber fazer um gerenciamento e saber como negociar um frete. Seja qual for a opção desejada, antes de ser caminhoneiro é preciso se informar sobre a atividade. 

Quais tecnologias ajudam o caminhoneiro na estrada?

A profissão de caminhoneiro tem muitos desafios. Entretanto, algumas dessas dificuldades ficam ainda mais evidente para aquele motorista que ainda é resistente aos treinamentos e cursos disponíveis no mercado. Para permanecer competitivo na atividade é preciso o caminhoneiro entender que o caminhão é uma empresa e, portanto exige um controle de custos de maneira eficiente. Fazer corretamente o gerenciamento do seu negócio já garante a esse profissional saber qual frete compensa e, como resultado, aumentar o seu faturamento. 

5NEGOCIAR

O carreteiro deve registrar todos os gastos diretos e indiretos de uma viagem para negociar de maneira correta o frete. Entre os itens a serem levados em consideração estão a manutenção do veículo, depreciação, combustível, alimentação. Aceitar qualquer valor pode levar o motorista ter prejuízos na profissão.

Na planilha de custo devem constar todos os recursos consumidos e os custos com manutenção, pneus, despesas de viagem, combustível, taxas e impostos (licenciamento, IPVA, seguro obrigatório, RNTRC, taxa de vistoria de tacógrafo, etc) pagos para rodar com o caminhão, além de seguro do caminhão e os custos de depreciação do veículo. Desta forma será possível saber com mais certeza se a viagem será lucrativa.

Para começar, basta ter um caderninho e anotar todos os custos acima citados e os fretes recebidos. Assim o carreteiro terá condições de fazer uma avaliação ao final de cada viagem, de cada mês, trimestre, semestre e ano, e saber se foi positivo ou negativo.

Veja como fazer uma planilha de custo