Você sabe quais são as principais drogas consumidas na estrada que comprometem a segurança? O consumo de cocaína, maconha, rebite estão cada vez mais comuns entre os caminhoneiros. Situações do dia a dia como prazos apertados, frete baixo, insegurança,  motivam vários motoristas a utilizarem de artifícios proibidos para se manterem acordados, sem se alimentar, colocando vidas em risco, para poderem honrar prazos.

Entretanto, o uso de droga compromete a segurança da estrada e ainda pode trazer muitos prejuízos para os caminhoneiros. Afinal, caso seja pego em uma fiscalização pode perder o direito de dirigir.

O que diz a fiscalização

A fiscalização é difícil, pois não há aparelhos que possam detectar o uso de determinada substância ilegal no momento da fiscalização. Porém, fundada a suspeita de uso de drogas, como testemunhas e vídeos, o policial conduz o motorista até uma Delegacia de Polícia, que diante dos fatos de estar supostamente drogado poderá ser encaminhado ao IML para a realização de teste de sangue. A partir desse resultado é que se pode dar continuidade à ocorrência.

A legislação brasileira (Código de Trânsito Brasileiro -CTB) traz infração administrativa, conforme Artigo 165 

Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)

Infração – gravíssima; (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)

Penalidade – multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.
(Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)

Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4º do art. 270 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 – do Código de Trânsito Brasileiro.
(Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)

Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)

A PRF trabalha na fiscalização de trânsito e no combate ao tráfico de drogas. Muitos motoristas, a partir do momento em que adquire drogas, ele próprio está fomentando esse tipo de crime. E, com o uso desse tipo de substância ele coloca sua vida e as vidas de terceiros em risco, culminando muitas vezes em resultado de morte.

1Principais drogas consumidas na estrada pelos caminhoneiros

Anterior