Você sabe o que é e como evitar o efeito L na estrada?

De acordo com especialistas, o efeito L é resultado de uma instabilidade na carreta sobre a quinta roda.

Os motivos podem variar entre freadas com manete em curvas, freios mal regulados do cavalo e velocidade inadequada da composição. Outro fator é o travamento do eixo traseiro do cavalo-mecânico.

Falta de freio, baixa eficiência do componente devido à má regulagem das catracas de freio, lonas gastas, vazamentos de ar, distribuição incorreta da pressão de ar entre os eixos, erros na distribuição da carga sobre o veículo, entre outros,  estão entre as principais causas de acidentes envolvendo caminhões.

Fatores que reduzem a vida útil dos freios

O que pode provocar o efeito L na estrada

Esses problemas associados à condição escorregadia da pista, principalmente em dias chuvosos podem gerar graves acidentes.

Quando existe algum problema de balanceamento no freio do caminhão ou na carreta, pode ocorrer o travamento dos pneus em um ou mais eixos, com as consequências descritas abaixo:

  1. Quando ocorre o travamento (bloqueio) do eixo dianteiro do caminhão o conjunto move-se diretamente para frente independente do ângulo das rodas. Nesse caso o motorista não vai conseguir desviar de nenhum obstáculo.
  2. Quando é o eixo de tração do veículo que bloqueia, ocorrerá o chamado “efeito canivete” ou “L”. Nesse caso poderá ocorrer o efeito “L” ou “canivete”, mesmo que o eixo dianteiro esteja em linha reta;
  3. Assim como o caso 2, o motorista perde o controle direcional do conjunto, podendo invadir a pista contrária e colidir com outro veículo. O veículo pode deslizar e perder a dirigibilidade.

Quando as rodas da tração travam qualquer desvio ou força lateral faz com que o cavalo gire rapidamente e o “L” é inevitável. Uma vez iniciado dificilmente o motorista consegue evitá-lo. É mais comum ocorrer com o veículo vazio.

Mas também é possível causar o “L” sem freiar o caminhão, quando por exemplo, em uma curva, com pista molhada, o motorista alivia bruscamente o acelerador. O freio motor pode causar o mesmo efeito.

Como evitar o efeito “L”

  • Balanceamento e regulagem dos freios.
  • ABS, pois o sistema que controla eletronicamente a frenagem dos eixos, impedindo que os pneus bloqueiem em freadas bruscas, mantendo a estabilidade direcional e a dirigibilidade.
  • Manutenção preventiva

Fonte: Guia TRC