O Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) está realizando testes gratuitos de Covid-19 em caminhoneiros autônomos, motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros.
Até o momento foram realizados 29.956 testes e desse total 27.505 (91,8%) foram negativos; 2.170 (7,2%), positivos; e 281 (1,0%), inconclusivos (testes descartados). Ao todo, serão disponibilizados 39.909 testes para o novo coronavírus no país.
Além da testagem, nas abordagens feitas pelas equipes do SEST SENAT, os profissionais do transporte também recebem orientações de prevenção da doença e de higienização das mãos e dos veículos, além de máscaras de tecido reutilizáveis.
Os testes rápidos que estão sendo realizados levam em consideração a quantidade de anticorpos (IgM e IgG) produzidos pelo corpo humano contra o vírus SARS-COV-2, que provoca a covid-19. No caso de resultado positivo, os trabalhadores serão orientados a buscar atendimento em centros de saúde e sobre o correto isolamento social durante o período de recuperação.
Veja as Unidades da Federação onde a ação continua
Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.