De que maneira a Inteligência Artificial pode ajudar no transporte? O termo Inteligência Artificial (IA) estás cada vez mais comum no dia a dia dos brasileiros. A tecnologia é utilizada com frequência nos assistentes de comando de voz, redes sociais, sistemas de buscas, aplicativos entre outros e trazem facilidade e agilidade para a rotina. No segmento de transporte rodoviário de cargas não é diferente e hoje já é possível observar a IA contribuindo para uma condução eficiente dos motoristas e como forte aliada no combate ao roubo de carga e também na manutenção preventiva.

A Bracell – produtora de celulose solúvel e especial- inseriu câmeras com IA nas cabines dos caminhões, que são monitoradas 24 horas por uma central integrada. O gerente de logística florestal, Jaime Heidgger Júnior, explica que o sistema com as câmeras com inteligência artificial monitora e auxilia, com alertas sonoros, em tempo real, 24 horas por dia, ao detectar que o motorista apresenta eventuais sinais de cansaço, sonolência e quaisquer outros desvios de atenção. O sinal emitido do veículo chega para os profissionais qualificados da Central Integrada de Monitoramento que, ao perceberem qualquer indício de fadiga mais grave, orientam o motorista a parar o caminhão em local seguro para descansar.

Inteligência Artificial ajuda a identificar o cansaço do caminhoneiro

O monitoramento também permite criar “cercas virtuais” que delimitam regiões habitadas, especialmente na zona rural, em que o motorista deve respeitar o limite máximo de velocidade para evitar poeira, ruídos excessivos e riscos à segurança de moradores e animais domésticos. “Toda nova tecnologia precisa ser muito bem trabalhada com os usuários. Por isso, fizemos um intenso trabalho de apresentação dos benefícios do sistema para os motoristas, além dos períodos de testes com as equipes, sanando quaisquer dúvidas. De forma geral, percebemos uma boa recepção dos motoristas, que avaliam que o sistema oferece mais confiança e segurança para a atividade do transporte de madeira”, explicou.

Para Jaime Heidgger esse sistema – adotado em 100% da frota da Bracell –  permite uma maior conscientização de todos os envolvidos na operação de transporte sobre a importância de tratar a fadiga e outros pontos de atenção que envolvem a atividade já diante dos primeiros sinais, fazendo com que possíveis problemas sejam evitados no início, sem trazer danos para os condutores e para as comunidades que estão no entorno das operações da empresa.

“Essa tecnologia está se tornando cada vez mais viável e acessível e, quando se coloca na balança o custo x benefício, ela se mostra muito atrativa, porque garante mais segurança para os condutores e para a operação de transporte de madeira. Além disso, a IA já ajuda muito o setor e torna a operação mais eficiente e segura, tanto para os motoristas como também para a empresa, que se preocupa em atuar de modo cada vez mais sustentável, e para as comunidades por onde trafegam os veículos a serviço da empresa”, destacou.

Além de auxiliar os motoristas, a IA também está sendo usada para combater o roubo de carga. Afina, além da interceptação de caminhões nas rodovias, uma das táticas empregadas pelas quadrilhas é a tentativa de infiltrar seus membros nas equipes das empresas de transporte e logística. Assim é possível atuar nas atividades do dia a dia e ter acesso às informações para facilitar as abordagens. Outra estratégia dos criminosos é acompanhar sites com publicações de fretes e participar dessas contratações.

Inteligência Artificial ajuda na redução do roubo de carga e imprevistos com manutenção

A empresa CargOn tem investido em softwares de logística para tentar bloquear esse tipo de ação. A logtech integra e automatiza processos operacionais logísticos, proporcionando uma visão on-line de dados, informações e desempenho de cada operação. “Esse diagnóstico em tempo real atua como um incremento, um ‘plus’, inclusive para empresas que não possuem tecnologia, proporcionando mais segurança ao processo logístico tanto para o embarcador quanto para as transportadoras”, afirma o fundador e CEO da CargOn, Denny Mews.

Conforme explica Mews, o sistema possibilita o monitoramento do transporte da carga por meio de um aplicativo de celular. A gestão do processo de carga e descarga calcula o tempo necessário para essas operações, reduzindo o tempo ocioso da frota. Além disso, toda a documentação relacionada ao processo de transporte e logística, incluindo os documentos dos condutores, também passa por checagem e monitoramento através dessa ferramenta.

 “Ou seja, tudo o que acontece na operação é acompanhado e organizado em tempo real. O dashboard, painel de informações com métricas e indicadores, é constantemente atualizado. Então, a empresa responsável pela carga enxerga o processo de ponta a ponta, com condições de identificar alguma anormalidade, e assim tomar decisões que possam minimizar riscos”, observa Mews. Além disso, o uso de Inteligência Artificial para validar documentos e fotos dos condutores tem sido um aliado para mitigar riscos.

Outro ponto de benefício do uso da Inteligência Artificial está na gestão de operações logísticas que permite identificar vícios e problemas que, quando corrigidos, diminuem a frequência de reparos necessários. Isso resulta na redução dos custos com oficinas e manutenção. Assim, o que costumava ser considerado uma despesa rotineira está começando a ser reconhecido como desperdício. “Os gastos com manutenção podem representar 20% dos custos de uma frota, então reduzir isso é importante para a sustentabilidade financeira da empresa, sem contar os impactos socioambientais”, avalia Mews.

A plataforma não faz a gestão da manutenção porém, fornece um leque de dados e diagnóstico para o aprimoramento da gestão. De maneira online, incluindo o uso de aplicativos móveis, todo o processo pode ser acessado em tempo real. Utilizando o aprendizado de máquina, a inteligência artificial identifica os gargalos e intervenções necessárias. “Com esse monitoramento e a tomada de decisões precisas, ocorre uma redução no consumo de combustível e menor desgaste da frota. É nesse ponto que a necessidade de manutenção é minimizada”, conforme destacado por Mews.

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