Levantamento realizado com base nos dados do Centro de Controle Operacional (CCO) da Arteris ViaPaulista mostram que em 2023 ao menos 5% dos acidentes registrado no trecho sob gestão da concessionária foram provocados pela sonolência.

A estatística reflete uma pequena amostragem, já que considera somente os acidentes nos quais o sono ao volante foi citado/confirmado pelo usuário ou constatado pelas equipes operacionais quando chegam no local de atendimento.

Porém, o cansaço acumulado, a fadiga e a restrição ao sono são fatores recorrentes no dia a dia da concessão, segundo explica a gerente de Operações da Arteris ViaPaulista, Ana Caetano.

“Sabemos que o levantamento é um reflexo do que acontece, até porque nem todos os usuários relatam o sono como causa provável. Uma situação de sonolência pode ocasionar acidentes graves, como invasão de faixa contrária, colisões traseiras e, ainda, choque contra elementos de segurança nas vias. É tão perigoso quanto dirigir alcoolizado e mexendo no celular”, reforça a gerente.

Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) apontam que ele é o responsável por 30% das mortes e 20% dos acidentes em todas as vias do país. Em alguns casos, os efeitos da restrição de sono são comparáveis à embriaguez. Segundo alguns estudos, o tempo de reação de uma pessoa sonolenta chega a ficar até três vezes maior.

O descanso do condutor de caminhão, além de fundamental para sua saúde e segurança, é protegido pela Lei dos Caminhoneiros regulamentada em 2015. E para que isso ocorra, os motoristas necessitam de lugares com infraestrutura adequada para fazer suas paradas.

#22 Qual o perigo de dirigir com sono?

Sonolência: performance no volante semelhante aos que apresentam nível de álcool no sangue

Dentro deste contexto, a expressão popular “bêbado de sono” tem uma parcela de verdade, porque pessoas que permanecem acordadas de 17 a 19 horas têm performance no volante pior do que aqueles que apresentam nível de álcool no sangue (BAC) igual a 0,05%. Enquanto quem fica 24 horas sem dormir tem reações similares a quem apresenta BAC igual a 0,10%, de acordo com estudo publicado no New England Journal of Medicine.

lg.php?bannerid=0&campaignid=0&zoneid=18&source={obfs:}&loc=https%3A%2F%2Focarreteiro.com.br%2Fexclusivo%2Fsono e direcao 2%2F&referer=https%3A%2F%2Focarreteiro.comEstudos indicam que a quantidade de horas dormidas e o tempo que a pessoa está acordada influenciam diretamente em sua habilidade para guiar. Uma pessoa que dormiu 5,5 horas, apresenta 10 vezes mais chances de causar um acidente de trânsito em relação a outra que dormiu 8 horas. Já se o motorista dirigir de 15 a 20 horas após ter acordado, suas chances de cometer um acidente são 10 vezes maiores do que as cinco primeiras horas. Se ele passar o dia todo acordado e dirigir de 20h a 25h, as chances de um acidente sobem para 60 vezes. Segundo pesquisas, quem não dorme deixa de regular o organismo. Com isso, o fato de não dormir hoje e dormir o fim de semana todo, não compensa e nem repõe o que se deixou de regular.

Nos Estados Unidos, a sonolência é responsável por 1/5 dos acidentes, o que representa uma ocorrência a cada dois minutos. O sono acontece devido a produção do hormônio melatonina. Ao fecharmos os olhos ou num ambiente de penumbra, o hormônio começa a ser produzido, o período com maior concentração é entre 2h e 3h (EV).

Sonolência: Sono e direção compromete segurança na estrada

Sono e direção não combinam. Entretanto, a rotina do caminhoneiro marcada por horários apertados para entregar as cargas e falta de infraestrutura adequada para atender as necessidades básicas do profissional compromete o sono do caminhoneiro. A consequência é o risco elevado de acidentes e o surgimento de doenças como obesidade, depressão, pressão alta, AVC entre outras.

“Todos nós indivíduos adultos devemos dormir entre sete e nove horas por noite. E dormir deve ser um ato diário e não apenas quando dá, ou no final de semana”, explicou Regina Margis, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, a Abramet. 

 

Sonolência: concessionária oferece área de descanso

A ViaPaulista dispõe de infraestrutura para paradas rápidas em cinco das rodovias que administra: SP-330, SP-334, SP-345, SP-255, SP-318. Ao todo, são 19 bases SAUs (Serviço de Atendimento aos Usuários), com bebedouro, banheiro e fraldário.

As duas Áreas de Descanso para Caminhoneiros (ADCs) – implantadas pela ViaPaulista na SP-255, em Bocaina (km 136) e em Taquarituba (km 311) – funcionam 24 horas por dia nos sete dias da semana e com serviços gratuitos, como estacionamento, pontos de energia para carga refrigerada, banheiros, lavanderia, recepção com televisor, entre outras facilidades. Nos locais, caminhoneiros podem passar a noite em segurança.

“A ADC tem uma estrutura muito boa aos profissionais da estrada que precisam de um local seguro e gratuito para parar, almoçar, descansar. Ou seja, que precisa seguir viagem em segurança”, completa Ana Caetano.

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