10º – MAN TGX 28.440
O modelo teve 1.224 unidades emplacada durante os 12 meses de 2020. É o único modelo representado no Brasil pela Volkswagen Caminhões e Ônibus entre os 10 pesados mais vendidos. Vale lembrar que o VW Meteor foi lançado recentemente, portanto, ainda não houve tempo para ter um número de emplacamentos acumulado de forma expressiva. Pode se dizer que o MAN TGX teve um desempenho muito bom em 2020, considerando que em 2019, ele não estava entre os 10 mais pesados mais vendidos. Naquele ano, o 10º mais vendido foi o Volvo FH 500 com 1.293 unidades, considerando todas as configurações de eixo (4×2, 6×2 e 6×4). Preço médio segundo a Fipe: R$ 498.285.
9º – Mercedes-Benz Axor 3344
É o caminhão mais vendido dentro do de uso fora de estrada e o único desta categoria que aparece entre os 10 mais vendidos, com 1.364 unidades. Em 2019, o Axor ocupou a mesma posição, com 1.313 unidades, um crescimento de 4%. Ou seja, a pandemia não fez nenhum mal para o modelo. Preço médio: R$ 528.906.
8º – Mercedes-Benz Axor 2544
O Axor 2544 é a versão rodoviária 6×2 para a faixa de entrada do segmento de pesado da Mercedes-Benz. O modelo teve 1.603 unidades licenciadas em 2020 e 1.606 em 2019, praticamente, um empate, o que é um resultado muito bom considerando a crise econômica do ano passado. Preço médio: R$ 476.850.
7º – Scania R 500
Com 1.672 unidades registradas em 2020 e 2.625 em 2019, uma queda de 36%, é difícil entender porque o R 500 ainda não ocupou um espaço que merece e, talvez, repetir, talvez, seja por questões de política de preço. Podemos considerar que Volvo e Actros são os principais concorrentes do modelo. Mas está polêmica fica para outro artigo. Vamos apenas considerar um modelo dentro da própria marca, o R 450, 3º mais vendido do segmento (veja adiante). Consultamos a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para saber os preços reais praticados no mercado. O R 500 teve preço médio de R$ 623.610, e o R 450, de R$ 608.421, uma diferença de 2%. A potência em potência é de 11% e a diferença em torque é de 9%. Assim, há mais razões para o transportador preferir o R 450 do que apenas pela diferença da motorização? Vale ressaltar que no caso da Scania, a soma de emplacamentos inclui modelos 4×2, 6×2 e 6×4, o que dificulta a comparação com marcas que têm nomenclatura para cada tipo de trem de força.
6º – Mercedes-Benz Actros 2546
Já foram de produção, o Actros 2546 encerra um ciclo muito bem posicionado no mercado, com 1.739 unidades emplacadas em 2020 e 1.763 em 2019, na época, na sexta posição. A queda foi de apenas 1%, o que sinaliza que o transportador ainda tem uma grande preferência pela geração anterior do Actros. O preço médio é de R$ 523.827. No ano anterior, o Actros 2546 foi o 7º mais vendido na lista dos 10 caminhões pesados.
5º – DAF XF105
Com menos de 10 de mercado e rede de concessionários menor em números do que os principais concorrentes. São dados que valorização a posição do XF105 entre os mais vendidos, com 2.924 unidades emplacadas em 2020 e 3.015 em 2019, queda de 3%. O XF105 deixou ser produzido após o lançamento da nova geração, que utiliza apenas as letras XF. Isso faz sentido já que ninguém consegue explicar o significado do número 105. No entanto, ele deixa um grande desafio para o modelo lançado no início para o novo modelo, mesmo mais moderno, tem um preço superior. O XF105 tem preço médio de R$ 556.968, e o XF de R$ 619.269, uma diferença de 13%. Vale ressaltar que no caso da DAF, o mesmo da Scania, a soma de emplacamentos inclui modelos 4×2, 6×2 e 6×4, e mais, a soma das diferentes potências, o que dificulta a comparação com marcas que têm nomenclatura para cada tipo de trem de força.
4º – Mercedes-Benz Actros 2651
O modelo topo de linha da geração anterior do Actros foi o responsável por novo posicionamento da Mercedes-Benz no segmento de pesados. O modelo 3.131 unidades emplacadas em 2020 e 3.703 em 2019, uma queda, esperada, de 15% devido a chegada da nova geração. O preço médio é de R$ 558.031.
3º – Scania R 450
O R 450 ainda não conseguiu ser líder como o antecessor R 440, mas segue colocando a marca entre os três mais vendidos. Foram 3.576 unidades emplacadas em 2020 e 5.348 em 2019, uma queda de 33%. O preço médio é de R$ 569.431 (6×2) e R$ 608.421 (6×4). Em 2019, o R 450 ficou em 2ª posição da lista dos 10 caminhões pesados mais vendidos.
2º – Volvo FH 460
Com 3.936 unidades emplacadas em 2020 e 4.788 em 2019 (-18%), ano aquele, que o FH 460 (4×2 + 6×2 + 6×4) foi o terceiro pesado mais vendido e o Scania R 450 ocupou a segunda posição. O preço médio: R$ 552.111 (6×2) e R$ 609.826 (6×4).
1º – Volvo FH 540
O modelo já chegou a ter o seu sucesso justificado por ser uma política de preço subsidiado. Porém, o trabalho do jornalismo é apurar as informações. O FH 540, com preço médio de R$ 629.954 na versão mais vendida (6×4), teve 5.870 unidades emplacadas em 2020 e 7.219 em 2019 (-19%). Qual fabricante consegue subsidiar um preço por mais de dois anos?