A insegurança na estrada é uma das reclamações mais frequente por parte dos caminhoneiros. Mas, fatores como falta de locais seguros para parar e descansar, fiscalização pouco eficaz na estrada contribuem para que o motorista se sinta desprotegido.

Algumas ações podem reduzir, por exemplo, o risco de roubo de carga ou qualquer outro tipo de ações de ladrões e aumentar a segurança na estrada.

O ponto inicial para qualquer caminhoneiro que quer evitar imprevistos desagradáveis durante a viagem é fazer um bom planejamento. Então, é preciso analisar locais de parada, seguir os planos da empresa e determinar os horários das viagens.

Listamos algumas ações que podem te ajudar a reduzir a insegurança e ter uma viagem sem grandes surpresas.

1PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCO 

O primeiro passo é planejar a viagem. É muito importante que o caminhoneiro siga o plano de gerenciamento de risco adotado pela empresa a qual ele está prestando serviço. Porém, alguns profissionais ainda insistem em fazer a sua própria rota e parar em locais que conhecem para encontrar os amigos.

Mas, é importante estar atento que nem sempre essa atitude é realmente segura. É preciso ter muita certeza de que o local oferece segurança para pernoitar ou fazer pequenas paradas ao longo do dia.

Anterior