A exposição no IAA de um cavalo mecânico VW Constellation 33.440, com motor e chassi do MAN TGX e cabine Volkswagen, caminhão elétrico, modelos da linha Delivery e ônibus híbrido foram atrações da Volkswagen Caminhões e Ônibus no IAA deste ano. Pela nona vez presente no evento num dos maiores eventos de veículos comerciais do mundo, cabe destacar que nessa edição a marca fez sua estreia como expositora oficial, como uma das marcas do recém-criado Grupo Traton, braço de veículos pesados da Volkswagen que agrega fabricantes de veículos pesados de diferentes partes do mundo.

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A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou os elétricos e-Delivery e o ônibus e-Flex, que em breve estarão rodando no Brasil. A marca, pertencente ao Grupo Traton, ganhou mais sinergias junto às demais fabricantes do grupo

A montadora, que inaugurou sua fábrica em Resende/RJ em 1996, que ao menos na denominação passou a ser novamente a Volkswagen Caminhões e Ônibus, marcou sua participação no IAA ao o lado da sueca Scania, da alemã MAN, da norte-americana International, da chinesa Sinotruk e da japonesa Hino (esta última com produção anual de 200 mil caminhões e ônibus e presença em mais de 80 países). Esses fabricantes de veículos pesados, mais a plataforma multimarca e multimodal RIO, marca digital do Grupo Traton, estiveram reunidas em um único espaço com seus respectivos produtos.

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Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, destacou que essa foi a nona participação na Feira de Hannover, mas pela primeira vez como expositora oficial. “É um momento histórico para nós, pois representa a importância que ganhamos dentro do Grupo Traton. Somos a marca especialista em países emergentes; líder de vendas de caminhões no Brasil, um dos maiores mercados do mundo; e temos uma engenharia com expertise para desenvolver as soluções que a sociedade demanda da indústria de transportes mundial”, acrescentou.

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A exposição de veículos e tecnologias da engenharia brasileira mostraram que o País também se encontra em estágio avançado no que diz respeito às novas formas de eletromobilidade. O caminhão elétrico da Volkswagen, por exemplo, que havia sido apresentado pela primeira vez na Fenatran de 2017, em São Paulo, chegou ao IAA com novidades no trem de força, formado pelo motor elétrico e inversor, ambos presentes em toda a linha do grupo Traton.

Em sua nova configuração, o e-Delivery gera 260cv de potência com torque de 2.150Nm mesmo em baixas rotações. Segundo a montadora, devido ao alto torque transmitido para o eixo de tração, o veículo dispensa o uso de transmissão. A autonomia do caminhão, segundo a montadora, é superior a duzentos quilômetros variando conforme a configuração baseada na aplicação. Já a recarga completa da bateria leva três horas, com opção de recuperar de forma rápida em até 30% no tempo de 15 minutos. Outros detalhes técnicos do veículo referem-se à suspensão pneumática com sistema de leitura inteligente da carga transportada para ajustar o consumo de energia, em conjunto com o Eco-Drive Mode.

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O freio, por exemplo, conta com três estágios de regeneração para recuperar até 30% da energia durante a frenagem e utilizá-la para recarregar as baterias. Esse freio regenerativo atua antes do freio pneumático para desacelerar o veículo. Todo o sistema pode ser ajustado conforme a condição de carga ou preferência do motorista. Compressores de ar, ar-condicionado, bomba de direção e de água são acionados por motores elétricos controlados de forma independente. No mais, eixos, chassis, rodas e pneus têm as mesmas características da linha Delivery tradicional com motor a diesel.

Além do e-Delivery e da versão Express, para 3,5 toneladas de PBT (o mais leve da marca), a Volkswagen Caminhões e Ônibus levou para Hannover o VW Constellation 33.440 Tractor. Trata-se do protótipo de um caminhão fora de estrada, com CMT para 125 toneladas, para aplicações no transporte de cana-de-açúcar e madeira, que marca a integração entre as marcas, equipado com chassi e motor MAN (de 440cv de potência) e cabine Volkswagen. O sistema de transmissão é formado pela caixa automatizada ZF de 16 velocidades e opção para eixos traseiros com redução no cubo. Os freios contam com tambor em todas as rodas, sistema antitravamento ABS e ABD, que distribui a força de frenagem entre as rodas.

Outro veículo da marca exposto no IAA que acentua a tecnologia brasileira é o Volksbus e-Flex,  modelo que pode rodar como elétrico a bateria (HEV) ou híbrido elétrico plug in (PHEV), com autonomia estendida. Uma das novidades do veículo é o conjunto gerador que inclui um motor ciclo Otto 1.4 TSI Flex (gasolina ou álcool) usado atualmente no Golf, com possibilidade para versão a gás natural ou biometano. O início da produção em série deste veículo está previsto para 2021.

Outra novidade, esta anunciada pelo Grupo Traton de sua chegada à América Latina,  em 2019,  é a RIO (marca digital do Grupo), plataforma aberta baseada em nuvem que interliga todos os operadores do sistema de transporte e logística. “Nós, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, acreditamos na visão do RIO, por isso achamos importante podermos disponibilizar essa plataforma aos nossos clientes na América Latina. Colaboramos com o RIO no aperfeiçoamento dos serviços digitais e adaptamos especialmente às necessidades dos clientes latino-americanos”, concluiu Roberto Cortes.