Sete unidades do novo Volkswagen Delivery 11.180 vão operar na coleta de lixo na cidade de Salvador/BA. Os veículos, que vão compor a frota da empresa Sotero Ambiental, foram desenvolvidos especialmente para esta aplicação e têm por objetivo otimizar a coleta em áreas de difícil acesso na capital baiana.
Equipado com motor Cummins de 3.8 litros, 175cv de potência e caixa de câmbio manual de 6 velocidades, o Delivery 11.180 foi o segundo caminhão Volkswagen mais vendido durante o ano de 2018, com 2.581 unidades. Devido ao PBT acima de 10 toneladas, o modelo, assim os de outras marcas, transita na faixa de carga entre um modelo leve e médio, tema que tem chamado atenção na classificação de categorias de carga por peso bruto total.
Dentro da marca Volkswagen Caminhões, o modelo ficou abaixo apenas do semipesado 24.280, que acumulou o emplacamento de 2.917 unidades durante o ano, segundo números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a entidade que representa o setor de distribuição de veículos no Brasil.
Andria Giusti, engenheira de marketing de produto Volkswagen Caminhões e Ônibus, explicou que a montadora lançou mão à experiência para conceber as customizações nos veículos. Entre as mudanças, consta o entre-eixo ajustado para o implemento de 6 metros cúbicos de capacidade e também feixe de molas traseiro desenhado especialmente para a operação, de acordo com a demanda do cliente. Os veículos contam também com tomada de força e banco de vinil.
Em operação, os caminhões deverão compactar diariamente até 10.8 toneladas de material divididos em três viagens. O diretor de operações da Sotero Ambiental, Carlos Neto, lembrou que coleta de resíduos é uma operação severa, no trânsito da cidade, com muito anda e para, em regiões de ruas estreitas. Frisou que após a empresa ter vencido recentemente a licitação, confia na montadora para que possa entregar um bom serviço à população de Salvador.