A dica de hoje é sobre a importância de fazer a lubrificação correta das cruzetas nos veículos que utilizam eixo cardan. O eixo cardan é essencial para o funcionamento de caminhões, ônibus e grande parte dos utilitários, responsável por transmitir a energia gerada pelo motor para o diferencial, é composto por diversos componentes, entre eles, o principal é a cruzeta.
A cruzeta é responsável por transmitir a força em ângulos e sem ela, o eixo diferencial não tem movimento.
O gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, ressalta que é preciso ter alguns cuidados na hora da manutenção. Confira algumas dicas:
- A lubrificação do cardan deve ser feita com a graxa recomendada e de acordo com o período estipulado para cada tipo de utilização do veículo.
- É essencial usar graxa de sabão de lítio do tipo EP 2 (Extrema Pressão com grau de consistência 2), que é resistente à temperatura. Outras graxas não são apropriadas para este tipo de lubrificação.
- Na hora de fazer esse procedimento, o ideal é bombear o lubrificante novo até que ele saia pelas borrachas de vedação da cruzeta, pois os resíduos da graxa velha podem acumular sujeira, o que acelera o desgaste das peças móveis.
- O intervalo da lubrificação do eixo cardan varia de acordo com o uso do veículo. Em condições severas, fora de estrada, por exemplo, há necessidade de fazer em prazos mais curtos.
- Se o veículo roda mais em cidades, o intervalo é diferente, um pouco mais estendido. Já os que circulam em rodovias asfaltadas os intervalos podem ser maiores para fazer o procedimento.
- O motorista deve ficar atento aos indícios de comprometimento da cruzeta, como vibração na transmissão e ruídos nas arrancadas. “Em qualquer sinal de desgaste é melhor parar o veículo já que se a cruzeta quebrar é possível perder o cardan inteiro, ocasionando maior gasto ao fazer a manutenção”, adverte.