Durante este período de tempo seco e altas temperaturas, tem sido comum motoristas depararem com focos de queimadas às margens das rodovias, ocorrências que reduzem a visibilidade do motorista e aumentam as chances de acidentes.

E como promover a segurança é compromisso de concessionárias que administras rodovias, a Arteris, empresa de concessões – com mais de 3,2 mil quilômetros de pistas sob sua responsabilidade –  está divulgando várias dicas para ajudar ajudar os motoristas a dirigirem em condições seguras sob fumaça.

Embora algumas das orientações sejam práticas bastante conhecidas dos carreteiros vale a pena serem observadas e seguidas:

Direção defensiva – Ao avistar fumaça reduza a velocidade. Respeite sempre os limites de velocidade da via, e, em caso de baixa visibilidade, reduza a velocidade a níveis ainda mais seguros de direção.

Cuide da qualidade do seu ar – Feche os vidros do veículo para evitar a respiração de fumaça. Se o ar-condicionado estiver ligado, ative a recirculação do ar.

Mantenha distância – Cuide para manter e/ou aumentar a distância do veículo à frente, o que trará mais segurança em uma frenagem de emergência. Tenha atenção redobrada no período noturno, quando a visibilidade já é naturalmente menor.

Faróis baixos – Use sempre os faróis baixos, conforme determina o Código Brasileiro de Trânsito. Em casos de baixa visibilidade por fumaça, nunca ligue o farol alto, pois ele acaba refletindo nas pequenas gotículas do ar e fuligem, ofuscando ainda mais a visibilidade do motorista e do outro veículo que estiver vindo em sentido contrário.

Nunca pare na via – Em hipótese alguma o motorista deve parar o veículo na via ou utilizar o pisca alerta com o veículo em movimento. O acostamento só deve ser utilizado em caso de emergência e com o pisca alerta ligado. Ao tomar essas atitudes, o motorista evita engavetamentos e colisões.

Pisca-alerta só com carro parado –  Acione o pisca-alerta apenas com o veículo parado e em caso de emergência ou pane. Caso contrário, isso causará confusão para o motorista que estiver atrás – que poderá ter a impressão de que o seu veículo está parado na pista de rodagem ou sinalizando uma mudança de pista, aumentando o risco de acidente.

Evite se expor à fumaça – Se for possível observar que um trecho à frente está comprometido com fumaça, busque um lugar seguro, como postos de serviços. Ao trafegar, se conseguir enxergar através da fumaça, dirija devagar e com os faróis e lanternas ligados.

Manutenção em dia – faça a revisão do veículo! Verifique, além dos pneus, o alinhamento e balanceamento, níveis de óleo e água no radiador, sistema elétrico e luzes. Isso garante que outros veículos consigam identificá-lo e evita acidentes.

Pedestre – Caso precise atravessar a via, por segurança, procure a passarela mais próxima ou um ponto de boa visibilidade, com a devida sinalização da travessia.

Ciclista e Motociclista – utilize sempre equipamentos refletivos, que aumentam a visibilidade e identificação de seu veículo. No trânsito, há uma máxima “Veja e seja visto”, ela aumenta a segurança de todos.