A Volvo Trucks da América do Norte acaba de anunciar a venda de um lote de 110 caminhões elétricos VNR para a empresa de logística Maersk, para serem usados na Califórnia em uma variedade de tarefas no transporte portuário e rotas de distribuição de armazéns, a serviço da Performance Team, empresa do mesmo grupo de logística.
A negociação com a Maersk é maior da Volvo na América do Norte envolvendo a venda de caminhões elétricos para um único cliente. Com a nova aquisição, a empresa passou a contar com um total de 126 caminhões movidos a bateria, pois já havia adquirido outras 16 unidades do mesmo modelo em um pedido anterior.
De acordo com a Volvo Trucks América do Norte, os primeiros caminhões serão entregues no segundo trimestre deste ano e até março de 2023 todos já estarão em operação. “A Volvo Trucks está entusiasmada em continuar a colaborar com a Maersk em sua meta de sustentabilidade de frota e em seus investimentos contínuos em eletromobilidade,” disse o presidente da Volvo Trucks North América, Peter Voorhoeve.
Meta de eletrificação até 2030
Até o ano de 2030 a Volvo tem como meta que 50% de seus caminhões entregues em todo o mundo sejam movidos com tecnologia elétrica. Para Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, os volumes ainda permanecem baixos mas já se percebe um rápido crescimento no interesse dos transportadores da Europa, América do Norte, bem como em outras partes do mundo.
“Em 2021, recebemos pedidos e cartas de intenção de compra de mais de 1.100 caminhões em 20 países. Oferecer transportes elétricos com zero emissões está se tornando uma vantagem competitiva clara para nossos clientes”, complementou o executivo.
A Volvo tem em produção atualmente seis modelos de caminhões elétricos, com veículos desde a distribuição urbana, coleta de resíduos a movimentação de cargas na construção civil e em rotas regionais. Ano passado a Volvo foi a marca com maior volume de vendas de veículos pesados elétricos na Europa, com participação de 42%.