O VW Constellation 25.460 6×2, mais recente lançamento da Volkswagen Caminhões e Ônibus para o segmento de extrapesados, passou a ser o cavalo mecânico rodoviário de maior potência da família. Até então, o modelo Constellation de maior potência era a versão 19.420 4×2 para 48 toneladas de PBTC.

Na rede de concessionários desde dezembro de 2021, o trem de força do VW 25.460 é composto pelo motor MAN D26, de 12,4 litros de 460cv a 2.300Nm, e a transmissão é a ZF Traxon automatizada de 12 velocidades, porém com nova calibração. O chassi é também o mesmo do VW Meteor 28.460.

Indicado principalmente para operações rodoviárias de médias distâncias, os principais implementos indicados para o VW Constellation 25.460 são tanque, porta-contêineres, baú sider para o transporte de bebidas e baú em alumínio para carga geral, entre outros, todos com três eixos juntos ou espaçados.

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Extrapesado da linha Constellation chegou às concessionárias da rede Volkswagen Caminhões e Ônibus em dezembro de 2021

O propósito deste modelo, conforme explica o vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da VWCO, Ricardo Alouche, é trazer ao segmento de cavalos mecânicos extrapesados os principais atributos mandatórios deste mercado, como performance, conforto, baixo consumo de combustível, disponibilidade e valor de revenda.

Cavalo mecânico de entrada

“O VW 25.460 foi idealizado para atender o segmento de entrada dos cavalos mecânicos extrapesados, além de ser o complemento da família Constellation, agora com motor MAN de 13 litros”, explica. Ainda segundo Alouche, o Constellation 25.460 é uma opção para garantir a produtividade em qualquer operação.

 “É um complemento de gama necessário para continuarmos atendendo e encantando nossos clientes com a nova linha de extrapesados sempre dentro do nosso conceito de “menos você não quer, mais você não precisa”, concluiu.

Com a cabine assentada sobre quatro bolsas de ar, requisito presente na grande maioria dos cavalos mecânicos estradeiros, as principais diferenças em relação ao VW Meteor 28.460 são poucas. Se limitam ao espaço interior da cabine minimamente menor e a transmissão Traxon disponibilizada somente na opção de 12 velocidades.

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Motor MAN D26 de 12,4 litros e 460cv é o mesmo que equipa os caminhões VW Constellation 33.460 6×4 fora de estrada e VW Meteor 28.460 6×2 rodoviário

A VWCO ofereceu à revista O Carreteiro a oportunidade de uma viagem a bordo de seu novo extrapesado. Trecho curto, pouco mais de 200 quilômetros de rodovia, porém suficiente para perceber durante o percurso a performance do veículo para   atender demandas dos transportadores. Potência, conforto e desempenho não faltam ao veículo.

Conforto e desempenho

Lastreado com carga líquida de 33.280 kg toneladas na carroceria, o caminhão trafega em silêncio e sem esforço na velocidade entre 75 e 80km/hora. O torque do motor em boa harmonia com a transmissão Traxon garantem poucas trocas de marcha; quando ocorrem são quase imperceptíveis, enquanto o conta-giros se mantém na faixa de 1.300rpm.

O conforto é proporcionado também em grande parte pela ação das quatro bolsas sob a cabine e espaço interno que proporcionam ao carreteiro um ambiente de trabalho agradável e mais produtivo.  O banco com amortecimento pneumático aumenta o conforto do motorista, bem como os cintos de segurança integrados aos bancos que eliminam os desconfortos de apertos no corpo causados por irregularidades do asfalto.

O sistema de suspensão, por sua vez, conta com molas parabólicas amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora na dianteira e metálica semielípticas na traseira.

Em situações de ultrapassagens, o motorista pode aplicar o conhecido kick down ao pisar fundo no acelerador para reduzir marcha e aumentar o giro motor, operação para garantir maior segurança na ultrapassagem. E nas situações de sair com o caminhão em rampa, o veículo conta também o assistente de partida rampa, dispositivo que durante três segundos não deixa o veículo voltar.

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Técnicamente bastante parecido com o VW Meteor 6×2, e desenvolvido para operar em médias distâncias, o novo extrapesado da Volkswagen atende às principais demandas dos transportadores

Outra solução presente no Constellation 25.460 é o Eco-roll, para quem não lembra essa função proporciona economia de combustível deixando a transmissão na posição “neutro” com o veículo em movimento e sem interferência do motorista. Quando necessário, de modo automático engata a marcha ideal e sai da banguela.

As manobras do veículo são facilitadas pela função Controle de Velocidade que não permite a troca de marchas. Essa solução evita trancos e garante movimento mais suave do caminhão. Outros dispositivos presentes são o sensor de inclinação para ajustar a rotação e melhorar o consumo de combustível e o bloqueio do diferencial do eixo traseiro.

Outros detalhes do veículo estão nos dois tanques de combustível em alumínio com capacidade total de 940 litros (470 litros em cada um). O tanque de Arla32 para 100 litros se destaca como o maior da categoria. Todos os VW Constellation 25.460 saem de fábrica com a plataforma de conectividade RIO e climatizador. No painel de instrumentos, o computador de bordo faz suas funções e aponta consumo médio de 2,5 km litro. Ao final da viagem a média geral apontou 2,9km litros/litro.