A Rossetti Implementos Rodoviários anunciou um novo modelo de furgão de alumínio, totalmente colado com fitas adesivas dupla face. O produto, em fase final de desenvolvimento e previsto para ser disponibilizado no mercado no segundo semestre deste ano, dispensará o uso de rebites para fixação das chapas. Peter Oliveira, da área de Marketing da empresa, explica que um dos principais destaques é a eliminação de cerca de 700 rebites, o que representa um ganho significativo no tempo de montagem. “Enquanto um furgão rebitado pode levar até 30 dias para ficar pronto, a versão adesivadas fica pronta em até 3 dias”, diz.
Além desse fator, a nova técnica também ajuda a melhorar a resistência do conjunto – a fixação é maior em comparação aos rebites, que são posicionados espaçadamente – e impede a penetração de água. “Realizamos diversos testes de simulação de chuvas, sem que houvesse algum tipo de infiltração”, conta Oliveira, ressaltando que a fita dupla utilizada é fornecida pela 3M, parceira no projeto, e possui espessuras que variam de 1,6 e 2,4 metros.
Outra vantagem destacada pela empresa está relacionada a saúde e segurança, já que o processo de adesivar reduz o nível de ruído em mais de 40%, tornando o furgão mais silencioso do que o modelo convencional. Além disso, o nível de ruído também é reduzido no processo de produção do equipamento, já que a fixação de rebites gera mais barulho.
O implemento também pode ser equipado com assoalho naval revestido com chapa xadrez de alumínio, travessas para amarrações e com porta Roll-up para facilitar a descarga de materiais nos grandes centros, assim como no primeiro protótipo. Após o lançamento do novo furgão, a Rossetti ainda manterá a versão rebitada à venda até o mercado absorver a novidade.