A Volvo acaba de lançar o VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, 5,3 toneladas a mais que a versão anterior. O modelo chega para completar a gama de produtos da linha VM e atender aos segmentos de caminhões que atuam em trabalhos de terraplenagem, mineração leve e construção. “É um setor que precisa de caminhões com capacidade de carga intermediária e adequada a aplicações onde a intensidade e a severidade não exigem veículos de maior potência”, complementa Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo América Latina.

Equipado com motor de 330cv e uma configuração de eixos 6×4, o caminhão teve seu PBT técnico elevado de 26,7 toneladas para 32 toneladas, aumentando em 20% a capacidade de carga do veículo. Por conta disso, a montadora promoveu uma série de inovações como por exemplo, alterações e reforços nas suspensões e eixos dianteiro de viga reta e traseiros com redução nos cubos. O eixo dianteiro, que na versão anterior, suportava 6,7 toneladas, agora está preparado para 8 toneladas. Os eixos traseiros, que antes eram projetados para 20 toneladas, no veículo novo suportam 24 toneladas. No total, são 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga.

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Os eixos traseiros têm também redução nos cubos e vêm de fábrica com bloqueio de diferencial entre rodas e entre eixos. “É o caminhão com o maior PBT técnico em sua categoria”, afirma Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo no Brasil. A suspensão dianteira é dimensionada para 8 toneladas. Tem molas parabólicas de alta capacidade, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora. “Este conjunto mantém a característica tradicional dos veículos da marca de alto conforto e segurança para o motorista nas aplicações em vias não pavimentadas”, observa Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo.

O engenheiro explica também que o VM 330cv 6×4 com PBT 32 toneladas off-road compartilha alguns de seus principais componentes com a linha FMX da Volvo, voltada para o transporte pesado em condições severas. Entre eles estão os eixos trativos com redução nos cubos, eixo dianteiro de viga reta, e caixa de câmbio I-Shift. “Ousamos dizer que é o melhor veículo em sua classe”, declara Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil.

A suspensão traseira é composta de feixe de molas semielípticas e projetada para suportar 24 toneladas, proporcionando, segundo a fabricante, manutenção simplificada, pois, em caso de necessidade, é possível trocar apenas uma das lâminas. Outra característica importante do VM fora de estrada são os freios a tambor Z came, os mesmos do FMX. Com um balanço traseiro curto, o VM330 6×4 tem ainda inúmeras opções de tomadas de força, uma tela de proteção do radiador reforçada, protetor de cárter de série e lanternas traseiras em LED, entre outros itens.

O novo caminhão, desenvolvido e produzido na fábrica latino-americana de Curitiba/PR, será comercializado no Brasil e em todos os demais países da América Latina que aplicam a norma Euro 5 de emissões. “Estamos continuamente investindo para sempre termos a melhor solução para o transporte comercial”, declara Bernardo Fedalto.

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