A Scania apresentou na Europa o caminhão de maior potência produzido em série atualmente no mundo. Trata-se de um modelo com motor V8 que entrega 770cv de potência a 3.700Nm de torque. Essa nova linha de alta potência conta ainda com os V8 de 530, 590 e 660 cavalos.

Segundo a montadora, além do recorde de potência os novos motores melhoram bastante a eficiência do combustível. Em comparação com a geração anterior, a economia total pode chegar a 6% ou até mais dependendo das condições. Isso se o trem de força estiver equipado com a nova caixa de câmbio.

O vice-presidente global de Vendas e Marketing da Scania, Alexander Vlaskamp, lembra que apesar da eletrificação estar no topo da agenda mundial da companhia, o mundo depende ainda de transportes realizados por caminhões movidos com motor a diesel.

Mais potente do mundo V8 2 scaled
Scania aponta as vantagens em operar com caminhões de alta potência informa que sabe onde vão operar as primeiras unidades da nova geração equipada com o novo motor V8

Ele destaca que na Europa um caminhão de longa distância percorre cerca de 150 mil km por ano, o que possibilita uma grande economia de combustível em mercados onde é permitido o uso de combinações mais longas e mais pesadas. Disse ainda que a redução de consumo de diesel pode chegar a 3 ou 4 mil litros por ano usando um caminhão de alta potência.

Para chegar ao  V8 de 770cv de potência mais econômico os engenheiros da matriz da Scania, na Suécia, aplicaram tecnologia de vanguarda no desenvolvimento de motores de combustão interna.

para isso foram inseridas mais de 70 novas peças que proporcionaram menor atrito interno, maiores taxas de compressão, sistemas aprimorados de pós-tratamento dos gases e um novo sistema de gerenciamento do motor.

Alexander Vlaskamp ressalta que nem todos os clientes precisam de um caminhão com potência tão alta, porém diz que há uma demanda crescente em todo o mundo por modelos que possam operar com PBTC de 60 toneladas ou mais em operações especiais.

Afirmou tambeém que ser natural que caminhões com motores V8 da Scania sejam altamente procurados em países onde o peso bruto total combinado maior é permitido, particularmente nos países nórdicos” disse.

Vlaskamp acrescentou que Itália e Espanha, por exemplo, além de certos países fora do continente Europeu também têm preferência pelo V8 devido a terrenos montanhosos com estradas íngremes.

Mais potente do mundo V8 1 scaled
Modelo Scania com motor V8 de 770cv posicionam a Scania como a montadora que produz  em série o caminhão mais potente do mundo

“A maneira mais rápida de aumentar a eficiência do transporte é no uso de composições de caminhões mais longos e mais pesados”, reforçou, acrescentando que o combustível consumido por um caminhão mais pesado é compensado pela maior capacidade de carga útil.

Ele ressalta que uma há forte justificativa para a compra um caminhão com essas característica, e que os clientes que adquirem buscam a melhor economia operacional total. Ainda de acordo com Vlaskamp está claro para a Scania onde os primeiros caminhões com 770cv de potência começarão a operar.

Outros pontos por ele citados dizem respeito ao cálculo de CO2 por tonelada (favorável por km/rodado) e também a oportunidade de a nova linha de caminhões V8 ser operada com biocombustíveis renováveis.

As novidades não têm ainda previsão de desembarcarem no Brasil, País que já conta uma versão equipada com motor V8 de 620cv.