Criado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault, responsável pelas ações de responsabilidade socioambiental da Renault no Brasil, está celebrando 10 anos de atuação. Em uma década de existência o Instituto beneficiou mais de 755 mil pessoas em dois eixos principais: inclusão e mobilidade sustentável.
Com o propósito de contribuir transformando potenciais em possibilidades reais de progresso para pessoas e comunidades, a instituição atua por meio da educação, do desenvolvimento social e da sustentabilidade ambiental, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
Em seu site oficial, o Instituto Renault disponibiliza conteúdos sobre todos os projetos desenvolvidos pela instituição, no endereço: http://institutorenault.com.br/.
“Mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais sustentável”, explica Ricardo Gondo, presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil.
“Estamos muito felizes com tudo o que o Instituto Renault construiu até aqui e seguiremos atuando para gerar renda, estimular o empreendedorismo social e a educação”, complementou.
O vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação da Renault do Brasil, Caique Ferreira acrescenta que cada iniciativa que desenvolvida por meio do Instituto Renault carrega o desejo de transformação. “Ficamos muito felizes em completar 10 anos de atuação. Esse marco só nos motiva ainda mais para continuar transformando a vida de milhares de pessoas”, afirmou.
Um dos principais focos do Instituto é o desenvolvimento da Borda do Campo, bairro localizado no entorno do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais/PR, região onde a Renault do Brasil tem sua fábrica instalada.
É o bairro mais populoso de São José dos Pinhais, com 18 mil moradores, 74 % vivendo abaixo da linha da pobreza, ou seja, com menos de R$ 89 por pessoa em cada família. Estes dados são do Mapa Social da Borda do Campo, relatório que mede o nível de desenvolvimento do território, desenvolvido em parceria com a PUC-PR. A partir dos resultados, o Instituto Renault pautou os futuros investimentos e projetos na comunidade.
Ao todo, são seis projetos no bairro que contam com o apoio do Instituto Renault:
- CMEI Árvore dos Sapatos e CMEI Borda Viva: locais que funcionam como creches e centro de educação infantil com gestão realizada pelo município. Atendem 210 crianças por dia com idade até 6 anos;
- Lar Mãe Maria: espaço de acolhimento de crianças e adolescentes que em função de maus tratos foram retirados de suas famílias. São 55 crianças e adolescentes acolhidos no espaço;
- Geração Futuro: programa educacional de capacitação profissional para jovens que querem ingressar no mercado de trabalho;
- Amarb (Associação dos Moradores do Bairro Borda do Campo): tem o objetivo de promover a geração de renda e oportunidades de melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali vivem. Atualmente o Instituto Renault apoia em ações de filantropia, como doação de cestas básicas;
- Associação Borda Viva: um dos primeiros e principais parceiros sociais do Instituto, projeto pioneiro no relacionamento da Renault com a comunidade da Borda do Campo.